quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Lembranças do Gonzagão, homenagens ao Rei do Baião

                                 www.imagemfolheados.com.br/parceria/?a=26315 


O homem que transformou a seca e as dificuldades do povo nordestino em poesia recebe justas homenagens nesta quinta-feira (2), no Recife. Há 23 anos, morria o pernambucano Luiz Gonzaga Nascimento, que cantou o Nordeste e encantou todo o Brasil. O talento do “Velho Lua”, entretanto, permanece vivo e inspirando gerações. Apesar de a data marcar a morte do Rei do Baião, o dia é de celebração.

Nascido na cidade de Exu, no Sertão de Pernambuco, a 688 quilômetros da capital, Luiz Gonzaga já vem recebendo homenagens desde o começo do ano pelo seu centenário: em dezembro de 2012, ele completaria 100 anos. Com jeito simples e talento grande, Gonzagão conquistou muitos seguidores, que estão desde as 6h no Espaço Cultural Alberto da Cunha Melo, no bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, tocando muito forró. O grupo de artistas irá fazer uma vigília em homenagem ao mestre durante todo o dia.

Entre os artistas que comparecem ao espaço nesta manhã, está o cantor Tião do Baião, de Dois Unidos, que impressiona por ter um voz muito parecida com o forrozeiro mais famoso de todos. Filho de Ana Batista de Jesus, conhecida como “Santana”, e Januário José dos Santos – para quem dedicou uma de suas mais famosas canções: “Respeita Januário” –, o Rei do Baião lançou mais de 40 discos durante a carreira. “Apesar de este ser o ano do centenário, não podemos esquecer o dia em que eles nos deixou; e deixou uma obra maravilhosa”, fez questão de comentar Terezinha do Acordeon, que participa do evento.

A Vigília Gonzaguiana acontece pelo oitavo ano consecutivo, no Espaço Cultural Alberto da Cunha / Restaurante Nosso Quintal, localizado por trás da sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) . Além da apresentação dos sanfoneiros, a programação conta ainda com palestras, exibição de filmes e apresentações de grupos de bacamartes. A entrada é gratuita e, segundo a organização, a festa não tem hora para acabar.

                         www.imagemfolheados.com.br/?a=26315
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.