quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ministério da Saúde avalia como positivo o trabalho feito pelos Municípios no controle da dengue no primeiro semestre de 2012



Ministério da Saúde aprovou o trabalho que está sendo feito pelos municípios no combate à dengue. Entre janeiro e junho deste ano, o ministério avaliou a forma como mais de 1.100 municípios em todo o País estão combatendo a doença. O resultado desse levantamento foi divulgado na 12ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que ocorre até sexta-feira, em Brasília.
De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, o número de mortes por dengue no Brasil caiu 84% nos quatro primeiros meses de 2012, em comparação ao mesmo período de 2010. Em 2010 foram quase 470 mortes. Neste ano, entre janeiro e abril, 74 pessoas morreram de dengue no País. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o número de mortes caiu justamente por causa da parceria do Ministério com os municípios. ”Nós decidimos colocar 20% a mais de recurso para as ações de combate à dengue nos municípios desde que fossem cumpridas um conjunto de ações de vigilância e atenção à saúde. Acreditamos que isso contribuiu para uma estratégia fundamental nossa que foi o de se antecipar ao período de maior transmissão epidêmica”, explica.
O coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Evelim Coelho, lembra o que os municípios devem fazer para continuar tendo sucesso no combate à doença. ”Por exemplo, é fundamental que os municípios trabalhem sempre na perspectiva de ter o número de agentes adequado para garantir a cobertura das visitas domiciliares pelos agentes de saúde. Outra ação fundamental é o trabalho da vigilância epidemiológica em detectar e notificar casos de dengue e investigar ocorrência de óbitos da doença”, destaca.
A Avaliação do Ministério da Saúde sobre o combate ao mosquito da dengue foi feita a partir de dados coletados nos municípios avaliados, como os números de mortes e de casos diagnosticados. Essas informações foram encaminhadas ao Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde.
Fonte: Blog da Saúde
                           Anúncios 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.