sábado, 2 de março de 2013

Mais de 4 mil médicos começam a trabalhar em áreas vulneráveis em todo Brasil



Brasília - A partir de amanhã (29), 4.392 médicos passarão a atender em 1.407 municípios do Programa de Valorização do Profissional Médico. Eles receberão bolsas de R$ 8 mil mensais, pagas pelo Ministério da Saúde, para atuar em periferias de grandes cidades e em municípios do interior, onde há dificuldade para a contratação de médicos. Os bolsistas irão fazer especialização em saúde da família.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha,
 acentua que a preocupação é mudar o perfil da formação médica. 'O programa tem como principal intenção influenciar a formação do médico. Nós queremos a experiência do profissional na atenção básica, cuidando das pessoas, entendendo o contexto de onde o paciente mora. Isto tem que ser valorizado na formação do profissional' explicou o ministro.
A atuação dos profissionais nas equipes de atenção básica será supervisionada por instituições de ensino superior. Os médicos vão cumprir 32 horas de atividades práticas e oito horas de atividades teóricas, por semana. Por não terem contrato de dedicação exclusiva, poderão trabalhar em outros locais.
Do total de municípios inscritos para receber profissionais, 49% estão no Nordeste (696), para onde vão 2.494 médicos. O Sudeste tem 25% dos municípios inscritos (357) e vai contar com 1.018 profissionais. O Sul receberá 370 profissionais em 169 cidades. No Norte, que teve o menor número de adesões de municípios, 241 médicos vão atuar em 84 cidades. O Centro-Oeste contará com 269 profissionais em 101 municípios. As periferias das regiões metropolitanas receberão a maior parte dos profissionais (1.724 médicos).
Edição Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-11/comecam-hoje-inscricoes-no-provab-2-que-oferece-bolsas-para-medicos
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-02/municipios-podem-se-inscrever-na-nova-versao-do-provab-partir-de-hoje
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-12-24/em-seu-primeiro-ano-programa-de-selecao-de-medicos-ocupou-menos-de-20-das-vagas

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil


Agência Brasil - Todos os direitos reservados.
                   Anúncios 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.