terça-feira, 16 de abril de 2013

Teve inicio nesta segunda feira (15 de abril) em Caldas Novas – Goiás,o 5º Congresso Nacional da CONACS


 

O 5º Congresso Nacional da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias) teve início na noite desta segunda-feira (15 de abril), na cidade de Caldas Novas – Goiás, com a presença de aproximadamente Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), representando 17 estados brasileiros. A abertura solene contou ainda com a participação de parlamentares que ao longo dos últimos anos têm desempenhado um papel importante na política de remuneração e valorização desses profissionais.
Em seu discurso de abertura, a presidente da CONACS, Ruth Brilhante, reforçou a importância do Congresso e pediu o apoio de todos os presentes na constante luta em defesa dos ACS e ACE. “A união de todos os profissionais nessa luta e as ações desempenhadas na defesa da classe é fundamental para que nossos objetivos sejam alcançados. O amadurecimento de nossas lideranças e a abertura para os colegas sindicalizados fará com que a CONACS se torne ainda mais forte e atuante na luta pelo Piso Salarial dos ACS e ACE”, declarou Ruth.
Entre os parlamentares que defendem a luta da categoria, estiveram presentes o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), bem como representantes dos deputado federais João Campos (PSDB-GO) e Valtenir Luiz Pereira (PSB-MT).
Reconhecimento
O Prêmio Edvan da Conceição Viana foi mais uma atração que a CONACS trouxe para o Congresso. Em sua 1ª Edição, o título homenageia o trabalho desempenhado por pessoas que lutam diariamente pelas melhorias das condições de trabalho e pelo reconhecimento dos ACS e ACE em seus municípios e estados. A solenidade também é uma maneira de homenagear esse homem que deu nome ao Prêmio e tanto lutou por essa classe de profissionais. Edvan foi Agente Comunitário de Saúde e vice-presidente da CONACS. Ele não poupou esforços na busca constante pela valorização da classe e agiu em defesa desses profissionais por onde passou, até os últimos dias de sua vida.

Programação
As atividades do 5º Congresso Nacional da CONACS continuam até o dia 18 de abril e, na programação, estão previstos debates e palestras sobre diversos temas, como a viabilidade do piso salarial da categoria, a importância da sindicalização, legislação trabalhista, entre outros. Durante esses quatro dias também serão realizadas votações de pautas referentes à gestão da CONACS, a eleição e posse da nova diretoria da entidade e a definição do calendário de Atividades para 2013 e 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.