quinta-feira, 13 de junho de 2013

Saúde da Família tem ajuda de tecnologia em Araçoiaba da Serra, SP

Trabalho dá mais agilidade na hora do atendimento nos postos de saúde.
São 900 famílias cadastradas no programa Saúde da Família.


Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A tecnologia agora é uma aliada da saúde da população de Araçoiaba da Serra(SP). Agentes do programa Saúde da Família estão usando um tablet para fazer o levantamento e traçar o perfil de atendimento médico que cada paciente deve receber. Eles passam de casa em casa e entrevistam moradores. Assim, o acompanhamento é feito com mais agilidade.
As agentes do Programa Saúde da Família saem para atender as famílias no bairro Araçoiabinha, todos os dias. São 900 famílias cadastradas. Na casa, a entrevista com os moradores se tornou mais rápida e, em cinco minutos, os questionamentos são respondidos.
Essa agilidade é por causa do equipamento eletrônico. As informações passadas pelos moradores ficam armazenadas e o sistema está na fase final de testes, devendo ser implantado até o fim do mês.
No aparelho está a lista das famílias atendidas e o formulário com perguntas sobre a saúde como diabetes e hipertensão. Em alguns cliques, tudo fica pronto. "Com o tablet, a gente tem essa agilidade. Em questão de minutos você agiliza a parte burocrática e nos dá uma maior segurança também, porque com os papéis você pode até esquecer um item. Aqui não, o próprio sistema já vai verificando pra gente", compara a agente de saúde Sandra Rodrigues.
No posto de saúde do bairro, os dados são transferidos diariamente para um computador. O programa alimentado com as informações colhidas na rua aponta os pacientes que precisam de acompanhamento detalhado. "Aqui também a gente pode colocar os pacientes faltosos, os pacientes, as crianças que não estão sendo vacinadas, agiliza muito. Pula aquela parte de prontuário, de pegar um por um. Aqui a gente já tem uma visão geral do que está sendo feito no bairro, qual o quadro clínico de cada paciente do bairro, de cada residência", explica a enfermeira Gabriela Ferreira.
O sistema foi implantado em uma parceria da prefeitura com a empresa que gerencia o programa saúde da família em Aracoiaba da Serra. A empresa é a responsável pelo treinamento das agentes, compra de equipamentos e armazenamento dos dados. "Todas as informações estão sendo seguras. Estão sendo armazenadas seguramente", afirma Darcy Mantovani Junior, coordenador de gestão da empresa.
O plano da prefeitura é que até julho os outros dois bairros que participam do programa de Saúde da Família adotem o sistema. Com isso, 12 mil pessoas serão atendidas. "O objetivo é que ele tenha mais tempo para conversar com o paciente, para dar o atendimento adequado e, com isso, a gente reduza o tempo de preenchimento de papéis e acaba dando mais atenção ao usuário", analisa a secretária da saúde Aracoiaba da Serra.
Com o pequeno computador o questionário e o armazenamento das informações são feitos mais rapidamente. (Foto: Reprodução/TV Tem)Questionário e armazenamento das informações são feitos mais rapidamente (Foto: Reprodução/TV TEM)Assista o Vídeo Aquiportalsoma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.