segunda-feira, 10 de junho de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE DE OLINDA REALIZA AÇÃO DE COMBATE A HANSENÍASE



Atividades educativas marcaram o Dia Pernambucano de Luta contra a hanseníase(06)
Por Cristiane Cruz
Para comemorar o dia Pernambucano de Combate à Hanseníase (06/6), a Secretaria de Saúde de Olinda, através da Coordenação de Hanseníase  realizou ações de mobilização social, de segunda (3) à sexta-feira (7) nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas.
Na ocasião, profissionais de saúde ministraram palestras educativas informando sobre prevenção e cuidados da doença, bem como avaliação para detectar pacientes com suspeitas de manchas.

Segundo a coordenadora do programa de Hanseníase de Olinda, a enfermeira Valéria de Souza, há uma intensificação na busca de pessoas sintomáticas dermatoneurológicas em vários bairros da cidade. “Nosso objetivo é eliminar a hanseníase e prevenir a incapacidade, para isso, precisamos detectar precocemente os portadores da doença que se encontram sem tratamento”, alertou.

A ação foi fruto da parceria do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades voltadas para a eliminação da doença.

Hanseníase: É uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada pode causar incapacidade física (atrofiamento dos membros).

Em 2012 foram diagnosticados no Estado 2.561 caso novos, destes, 263 em menores de 15 anos. Em Olinda foram computados 191 casos, sendo 37 em menores de 15 anos. Em 2013, 46 casos novos de hanseníase foram diagnosticados em Olinda até abril.
Fonte: SINAN NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.