segunda-feira, 29 de julho de 2013

Agentes do Programa Saúde em Casa iniciam trabalho nesta segunda-feira

                      

Os agentes comunitários de Saúde concluíram nessa sexta-feira, a etapa de capacitação. Através de parceria com o grupo Grupo Flor da Pele,  foram encenadas várias situações com as quais os profissionais poderão se deparar ao longo do trabalho, casos esses apurados junto à própria secretaria de Saúde. É o programa Saúde em Casa, que deixa as planilhas e salas e vai para a rua.

                        

            A secretária municipal de Saúde, Rosane Moscardini Alonso, acompanhou de perto esse treinamento e achou importante a iniciativa, pois serviu para antecipar aos novos servidores e aqueles que já fazem parte do PSF e tem um pouco de experiência, de situações novas que poderão se deparar. O intuito foi municiar os futuros agentes comunitários de novos conhecimentos e sobre alguns cuidados que precisarão observar nas abordagens, onde deverão ter atenção especial com a parte ética, jamais repassando a terceiros as informações levantadas nas visitas com os pacientes.
            Durante alguns quadros encenados, os participantes puderam constatar o quanto é importante o trabalho que terão pela frente, de prevenir que as pessoas fiquem doentes, podendo auxiliar em questões sociais, de relacionamento entre pais e filhos, podendo até orientar sobre os encaminhamentos que podem ser dados em relação à atenção para com idosos ou crianças. E sempre compartilhando informações de serviços e assistência que a Prefeitura oferece, seja na UBS mais próxima ou outras repartições do município.

Ações de campo - Depois de encerrada essa fase de treinamento, no período da tarde, os agentes comunitários foram reunidos no auditório da secretaria de Saúde, onde receberam os certificados de participação. Na segunda-feira, eles começam o trabalho de campo, se apresentando nas Unidades Básicas, onde, inicialmente, realizarão uma adaptação interna com as rotinas dos atendimentos, saindo às ruas, gradativamente.

            Além dos cinco núcleos de PSF já existentes, nos bairros City Petrópolis, Paineiras, Vera Cruz, Palma e Esmeralda, três Unidades Básicas de Saúde contarão com os a agentes comunitários, inicialmente: Vila São Sebastião, Parque Vicente Leporace e Jardim Aeroporto 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.