quinta-feira, 18 de julho de 2013

Geraldo nomeia 175 ACS’s e fecha 627 convocações


 

O prefeito Geraldo Julio nomeou, na manhã desta quinta-feira (18), 175 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) aprovados em concurso no ano passado. O ato fechou as 627 convocações de profissionais para a rede municipal de Saúde previstas até julho – a maior já feita pela PCR no período de sete meses. Outras nomeações serão programadas para o restante do ano. Realizada no Auditório Capiba, na sede da PCR, a cerimônia de hoje foi bastante concorrida.

  

Geraldo Julio destacou a importância dos ACS’s na atenção à saúde básica dos recifenses. “Os Agentes Comunitários cuidam da prevenção e da saúde antes das pessoas ficarem doentes. Por isso, temos que priorizar a atenção básica, que é o trabalho de vocês. Os agentes têm a facilidade de chegar às famílias que mais necessitam e isso é fundamental. Com a nomeação de hoje, nós completamos a maior nomeação que a Prefeitura do Recife já fez”, cravou o prefeito, que já havia convocado outros 55 ACS’s em janeiro.

As nomeações integram o programa de reforma e ampliação da saúde municipal. Como parte do projeto, a PCR investirá R$ 25 milhões na rede de atenção à saúde básica, sendo R$ 14,5 milhões nas Unidades de Saúde da Família. Os novos ACS’s atuarão nos seis Distritos Sanitários e serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada área. Para definir o número de convocados, a Secretaria de Saúde fez um estudo para diagnosticar as deficiências da rede.

Nomeada hoje, Diana Albuquerque, 30 anos, disse que está ansiosa para “colocar a mão na massa”. “A minha expectativa é esperançosa. Eu quero que o atendimento nas comunidades melhore, e, para isso, farei o meu melhor. Hoje, a gente se junta para entrar na luta da construção de um Recife novo”, comemorou. A partir de hoje, os profissionais convocados terão 60 dias para organizarem a documentação e passarem pelos trâmites burocráticos.

Já o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, classificou os novos profissionais como um “exército de campo”. “Vocês vão nos ajudar a fortalecer o sistema de saúde municipal. Esse reforço é significativo porque atende a porta de entrada da cidade. Contamos com vocês”, salientou.

NOMEAÇÕES – Entre os 627 concursados nomeados pelo prefeito desde janeiro estão seis anestesistas; 22 clínicos gerais; 17 obstetras plantonistas; 21 pediatras plantonistas; 29 profissionais para o SAMU (Clínico Geral / Cirurgião); nove assistentes sociais; 24 farmacêuticos 30h; cinco farmacêuticos 40h; nove sanitaristas 30h; dois sanitaristas 40h; oito cirurgiões dentistas; oito endodentistas; um periodontista; sete cirurgiões Buco Maxilo Facial; quatro cirurgiões dentistas para pacientes especiais e cinco auxiliares em saúde bucal.

A relação segue com 19 psiquiatras 24h; três psiquiatras 20h; cinco clínicos gerais 20h; 17 psicólogos 30h; 14 assistentes sociais 30h; 19 terapeutas ocupacionais 30h; 230 agentes comunitários de saúde; 132 agentes de saúde ambiental e combate a endemias, além de 11 médicos para o Programa de Saúde da Família.

Veja a lista dos profissionais nomeados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.