segunda-feira, 1 de julho de 2013

PRONATEC OFERECE 2.432 VAGAS PARA CURSOS NO SENAC E SENAI



Essa é para quem cursa o ensino médio na rede pública estadual e está interessado em ter uma qualificação técnica. A Secretaria de Educação do Estado (SEE) publicou na última sexta-feira (28/06), edital destinando aos estudantes da rede 2.432 vagas em cursos técnicos de nível médio, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos são gratuitos e destinados aos jovens e adultos que estejam frequentando em 2013, o 2° ano ou 3° ano do ensino médio em todas as modalidades da rede estadual de Educação de Pernambuco. As vagas são oferecidas em 16 cidades, incluindo o Recife e municípios como Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão. 

O critério de seleção, principal novidade dessa edição do programa, levará em conta o rendimento escolar nas disciplinas de português e matemática. Outra mudança são as inscrições, que nesta edição poderão ser feitas apenas pelo site www.educacao.pe.gov.br, a partir desta segunda-feira (1°) até a próxima sexta-feira, dia 05 de julho, evitando as filas de espera nos polos. A matrícula acontece na instituição onde o curso é ofertado e em datas previstas no edital.

Nesta edição do Pronatec são 28 opções de cursos em áreas diversas. No ato da inscrição, o candidato deve fazer a sua escolha para apenas uma oferta de vaga (curso/turno/município/ofertante). Caso o candidato efetue mais de uma inscrição, valerá apenas a última efetuada.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com a média aritmética das disciplinas de português e matemática do primeiro bimestre de 2013. Serão considerados aprovados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas para cada curso, por turno, unidade ofertante e município.

A exigência de idade mínima varia de acordo com o curso. Os cursos técnicos em Enfermagem, Radiologia, Estética e Podologia somente poderão se inscrever candidatos com idade mínima de 18 anos. O curso Técnico em Guia de Turismo tem exigência de idade mínima de 17 anos. Já os cursos de Redes de Computadores, Administração, Contabilidade, Meio Ambiente, Rádio e TV, Hospedagem, Serviço de Bar e Restaurante, Logística, Transações Imobiliárias, Design de Interiores, Ótica e Computação Gráfica têm exigência de idade de, no mínimo, 16 anos. 

Olinda Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.

Publicidade