quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Saúde + 10: Quase dois milhões de assinaturas são entregues à Câmara dos Deputados


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB/RN), recebeu hoje (05), mais de 1,8 milhão de assinaturas coletadas em todo o país pelo Movimento Saúde + 10. Junto das assinaturas foi entregue a proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular que exige que a União destine 10% da sua Receita Corrente Bruta (RCB) para a saúde.“Esse projeto não vai ficar engavetado e ninguém vai sentar em cima dele nesta casa", enfatizou o deputado. Henrique Alves comprometeu-se a defender o pleito, dialogando com a presidente da República Dilma Rousseff e participando das negociações com o poder Legislativo. “Posso afirmar que essa luta não vai parar enquanto não se alcançar a vitória que a saúde pública brasileira precisa”, ressaltou diante de uma plateia de mais de 350 pessoas.


O presidente do CONASS, Wilson Duarte Alecrim, destacou que a adesão de quase dois milhões de brasileiros ao Movimento Saúde + 10 representa o reconhecimento, por parte da sociedade, de que o SUS precisa de mais recursos e falou sobre o importante momento que o país  atravessa. “Esse movimento que começou há um ano e seis meses se assemelha à trajetória do SUS, porém em um espaço de tempo menor. Agora, está sob a responsabilidade dos parlamentares a solicitação da sociedade brasileira de que o SUS seja melhor financiado para melhorar ainda mais o que faz”, disse.
Segundo Alecrim, o Congresso Nacional tem  enorme responsabilidade nas mãos. “Espero que os parlamentares reconheçam a força dessa mobilização e executem a tramitação da proposta desse projeto de lei em caráter de urgência, para que tenhamos em um curto espaço de tempo a aprovação dos 10% da RCB da União para a saúde”, finalizou.
Para Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ¬–  uma das principais entidade que compoem o movimento ¬– a entrega das assinaturas simboliza o esforço das pessoas que foram às ruas coletá-las e mostra ao Estado que o SUS precisa de mais recursos para que todos os brasileiros possam ter direito à saúde. “Pedimos ao Congresso Nacional que ouça as necessidades do nosso povo e assim contribua para que tenhamos um Estado melhor, mais solidário e mais fraterno".
Para a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) , Maria do Socorro, a luta do movimento representa a defesa não apenas do incremento dos recursos do SUS, como também da distribuição de renda, da superação das desigualdades e da proteção social, tendo a saúde como solução para grande parte das desigualdades do país.
Socorro reconheceu que o Brasil atravessa um momento delicado de instabilidade econômica, mas ressaltou que a situação não pode atrapalhar a busca pelo bem estar social da população. “Com políticas sociais também enfrentamos as instabilidades, por isso, recisamos sentar e debater com o Governo Federal o que é possível fazer para priorizar a saúde no país”.
O presidente do Conasems, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, reiterou a necessidade de que o projeto seja  votado em caráter de urgência. “Os municípios estão fazendo a sua parte, mas é imprescindível que tenhamos mais recursos, por isso peço ao Congresso Nacional que coloque, o quanto antes, em votação esse projeto de lei”.
Ronald Ferreira, coordenador do Movimento Saúde + 10, afirmou que, por meio das assinaturas, o povo se fez presente na luta pelo financiamento adequado da saúde e ressaltou que está nas mãos do Congresso Nacional atender ao clamor da sociedade.
Por Assessoria de Comunicação Social do CONASS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.