segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sindacs-BA participa de reunião da FENASCE em Brasília

Encontro permitiu avaliação da participação dos agentes nas mobilizações da CUT e apresentação de agenda

Escrito por: Sindacs BA


Divulgação
Divulgação

Nos dias 05 e 06 de agosto, no auditório da CUT – Nacional, em Brasília-DF, aconteceu a reunião da FENASCE- Federação Nacional dos Agentes Comunitários e de Combate as Endemias. A reunião teve início com uma avaliação da participação dos sindicatos da categoria no Dia Nacional de Mobilização, promovido pela CUT e demais Centrais Sindicais,  ocorrido em 11 de julho.

Segundo Fernando Cândido, presidente da FENASCE, a participação dos sindicatos foi significativa, vários municípios, sobretudo as capitais, aderiram à mobilização. Fortalecemos a pauta que une todas as centrais. Mas, exigimos a regulamentação da EC-63, que cria o piso salarial nacional, além das pautas locais, tais como implantação do adicional de insalubridade, melhores condições de trabalho.

Secretário de organização debate analise de conjuntura

Na seqüência da reunião, Jacy Afonso, secretário nacional de Organização da CUT, fez uma análise de conjuntura. Para Jacy o modelo sindical oriundo do governo de Getúlio Vargas contribui para a divisão dos trabalhadores e o enfraquecimento dos sindicatos. Podemos afirmar também que temos trabalhadores que elegeram um metalúrgico para presidente da república. Mas, que votam ainda em grandes empresários e latifundiários para representá-los no Congresso.

Divulgação
Divulgação

Jacy aponta vários desafios para o resgate do protagonismo sindical: a participação efetiva dos trabalhadores na vida diária do sindicato;  construção da pauta de reivindicações dialogada a partir do local de trabalho; resgatar a esperança de um mundo melhor e esquecer o individualismo; os sindicatos precisam buscar a unidade de ação, pois os trabalhadores não são mais solidários com a luta dos outros trabalhadores; os sindicatos devem lutar por políticas públicas de qualidade, um estado promotor da cidadania; e o secretário de organização da CUT – Nacional coloca a luta intransigente de impedir a flexibilização dos direitos trabalhistas. No final Jacy sugeriu que a Federação paute na reunião de direção da CUT – Nacional o apoio político e logístico a luta dos agentes.

 Representante do ministério debate regulamentação da EC-63

No dia 06 de agosto, os sindicalistas presentes trocaram experiências e informações de suas entidades. Em seguida teve o debate com Miracy Astun, representante do Ministério da Saúde. Miracy resgatou a reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, onde foi apresentada a proposta do Governo de estabelecer o piso em R$ 722,00, ajudar os municípios nos encargos trabalhistas. Mas, com contra partida dos Estados e Municípios.

Miracy lembrou também que a CNM ingressou com uma ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade, o que deixa claro quem de fato é contra a criação do piso. Após várias intervenções dos dirigentes presentes, Miracy se comprometeu em fazer gestão para que seja agendada uma audiência com o ministro Alexandre Padilha para a retomada das negociações.

Dia Nacional de paralisação e mobilização em Brasília

A direção da FENASCE com a contribuição de outras entidades definiram o dia 29 de agosto como o DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO. Foi definido ainda que nos dias 01 e 02 de outubro a FENASCE convocará todos os agentes de saúde e de endemias para uma grande mobilização em Brasília, rumo ao Palácio do Planalto.

Direção Estadual do Sindacs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.