quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Agentes comunitários de saúde de São Miguel do Iguaçu iniciam formação


           

Teve início, na última segunda-feira (02), em São Miguel do Iguaçu, o Curso de Formação Inicial para Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Na ocasião, estiveram presentes representantes da 9ª Regional, a diretora de Saúde Luciane Coelho, a secretária de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra, e demais profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.


A turma, de aproximadamente 50 alunos, terá um total de 440 horas aulas, as quais serão ministradas por profissionais da Secretaria de Saúde, capacitados pela Escola de Saúde Pública do Paraná. O curso traz informações sobre doenças, Sistema Único de Saúde, Fundamentação Legal, abordagem das famílias, trabalho em equipe, Indicadores de Saúde, entre outros.


A diretora Luciana Coelho, que representou a secretária de Saúde Maria Elisabete de Borba, ressaltou a importância do profissional para a atenção básica. “O ACS trabalha diretamente com a comunidade, conhece a realidade de cada residência, por isso vocês são peças importantes para a atenção básica da saúde e também precisam se capacitar para bem desempenhar o trabalho com as famílias”, pontuou.


O município de São Miguel conta com 52 agentes vinculados a cinco PSF’s e à Unidade de Saúde Central. Destes profissionais, apenas quatro possuem qualificação profissional.


Participação


O Curso de Formação Inicial para ACS é uma exigência da lei 11.350/2006. Ela prevê que o agente deve residir na área da comunidade em que for atuar, ter o ensino fundamental completo e haver concluído, com aproveitamento, o curso de formação inicial e continuada.


A aula inaugural foi realizada na Escola Municipal Vitorino Barbiero, onde o curso será ministrado.


 CBN Foz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.