quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Agentes de Saúde passam por capacitação do Ministério da Saúde,no RJ


Agentes de Saúde passam por capacitação do Ministério da Saúde
Começou nesta quarta-feira (27/11) o curso de Educação Popular em Saúde para setenta e um agentes comunitários do município. A capacitação tem como objetivo fortalecer as práticas educativas, de mobilização social e promoção da saúde. A qualificação é um projeto piloto e está sendo promovida pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) em parceria com a Fiocruz.

Inicialmente, nove estados, incluindo o Rio de Janeiro, estão participando do projeto e a Região Serrana foi selecionada para receber a capacitação. “Essa qualificação resgata a essência do agente de saúde”, destacou uma das mediadoras do curso e supervisora da Atenção Básica da secretaria de Saúde, Norma de São Thiago Pontes.


Para a orientadora de aprendizagem do Núcleo Estadual do Curso de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde, Lausanne Borges, o projeto tem como objetivo qualificar a agente para atuar junto com a comunidade. A primeira aula aconteceu hoje (27/11), na Fase, mas o curso será realizado em quatro dias, de forma presencial e também virtual. 


O curso foi concebido a partir de duas necessidades. Uma delas foi a de divulgar a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS), elaborada a partir de 2009, quando a SGEP criou o Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde (CNEPS) com a missão de qualificar a interlocução com os coletivos e movimentos de educação popular em saúde. Outro foco do curso é o resgate do papel que esses agentes tiveram na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: http://www.petropolis.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.