quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sindacs BA: Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS é implantada durante seminário

Seminário sobre Democratização das Relações de Trabalho no SUS discutiu o fortalecimento das relações de trabalho em saúde, com a ampliação das discussões sobre os processos e condições gerais


Fortalecer e democratizar as relações de trabalho em saúde, com a ampliação das discussões sobre os processos e condições. Estas são as tônicas do Seminário Estadual sobre Democratização das Relações de Trabalho no Sistema Único de Saúde na Bahia (SUS-BA), que teve início na terça-feira, 10/12, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. O evento é uma realização da Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGETS) da Superintendência de Recursos Humanos (SuperRH).
Uma ampla programação, inclusive, com trabalhos de grupo, foi preparada para dois dias consecutivos de evento. Logo no primeiro dia, foram empossados os membros da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS-BA. Para a subsecretária da Saúde do Estado, Suzana Ribeiro, que na ocasião representou o titular da pasta, Jorge Solla, a Mesa tem um papel fundamental para que as necessidades identificadas sejam colocadas no centro do debate. Entre os pontos, Suzana acredita que a questão salarial seja uma das prioritárias. “A mesa nacional é uma grande referência para nós”.

Para a secretária executiva da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, Eliana Mendonça, “é importante construir o diálogo e aprofundar o debate”. Na opinião da representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ana Giorgina, a valorização dos trabalhadores fortalece o SUS. Já o superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Washington Abreu, defendeu um diálogo permanente, com o intuito de suprir demandas as identificadas coletivamente.

Eliane Simões, representante da Bancada dos Trabalhadores e do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Bahia, foi enfática ao afirmar que o seminário é um espaço democrático para tratar de questões de interesse dos trabalhadores do SUS. “Seja no que se refere à jornada, à saúde do trabalhador, ao plano de cargos e salário, ou outras questões, quando o trabalhador é valorizado melhora a resolutividade e a qualidade do atendimento no SUS”.

Foram empossados, simbolicamente, seis representantes para a Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS-BA. Representando os gestores: Estevão Toffoli, da Fundação Estatal Saúde da Família da Bahia (FESF-BA); Luciano Moura e Bruno Almeida, ambos da DEGTS. Representando os trabalhadores: Mateus Araújo, do Sindicato dos Odontologistas da Bahia; Aldenilson Rangel, do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Estado da Bahia, e Lúcia Moliterno, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia.

Para os Coordenadores do Sindacs/BA que participaram do evento o Seminário foi muito importante. “Mais uma vez o sindicato ocupa esses espaços de luta para a melhoria da qualidade de vida dos ACS e ACE da Bahia, já que sabemos que fazer parte dessa mesa será uma forma de buscar os investimentos que o governo tem para toda categoria, inclusive, a sua contrapartida no programa e ampliar a discussão sobre o Prêmio Edno Batista, Saúde do Trabalhador, PCCV, entre outros”, explicou Rangel.

Participaram do evento os Coordenadores: Aldenilson Rangel, Edson Morais, Evangivaldo Salomão, Eduardo Dias, Mario dos Santos, Rita Suzana, Antonia Ilma e o delegado sindical Flaviano de Queimadas.

Texto Adaptado/ Com informações do portal saude.ba

Escrito por: Sindacs BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.