domingo, 16 de março de 2014

Agentes de Saúde e Endemias recebem posse em Várzea Grande

Após anos de luta para garantir a efetivação dos profissionais da saúde, neste caso, os agentes de saúde e endemias de Mato Grosso. O prefeito Municipal, Walace Guimarães (PMDB) realizou o ato de posse nesta quinta- feira (13.03), e empossou 120 agentes comunitários de Saúde e 37 Agentes de Combate às Endemias, que trabalham há mais de dez anos no município, sem vínculo público.

O sindicado e a assessoria jurídica do deputado Valtenir juntos foram responsáveis pelo acompanhamento das ações da prefeitura relativas ao processo de efetivação dos agentes. A efetivação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias é uma antiga bandeira de luta do parlamentar. Valtenir reforça que a atividade desses profissionais é essencial para a saúde pública.
Ele que é o presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, revelou que esta foi mais uma batalha vencida, para assegurar os direitos dos agentes de saúde e de endemias. “Precisamos reconhecer a importância do trabalho dos agentes de saúde e endemias que trabalham de sol a sol e de porta em porta cuidando da saúde da população. Estamos avançando, já conseguimos efetivar os agentes em vários municípios. Agora foi a vez de Várzea Grande. Nossa meta é conseguir o vínculo direto e definitivo (estabilidade) para eles (agentes) nos 141 municípios de Mato Grosso”, disse.
O prefeito Municipal, Walace Guimarães (PMDB), lembrou que estes profissionais devem ser valorizados em todos os quesitos, já que cuidam diretamente do cidadão. “Cuidar da saúde não é só oferecer remédio, tecnologia de ponta e atendimento, mas capacitar e valorizar os nossos profissionais, em todas as áreas, não só da saúde, porque isso nos traz, em contrapartida, realizarmos bem o nosso trabalho, e interfere ainda na dedicação e auto-estima do profissional que também são requisitos para se prestar um excelente serviço público à nossa população”, finalizou o prefeito, Walace Guimarães.
A presidente da Associação dos Agentes de Saúde do Estado de MT (ADACSE/MT), Dinorá Magalhães, pontuou que já existem 70 municípios que efetivaram os profissionais e Várzea Grande é 71. Ela destacou que Valtenir sempre esteve presente em todos os momentos de luta do sindicato. “O deputado sempre esteve conosco, entrou nessa batalha com a gente. Ele, junto com o sindicato, por meio da frente parlamentar de apoio aos agentes, apresentou no Ministério Público a nossa reivindicação. Está sempre do nosso lado. A partir de hoje todos vocês são servidores públicos. Vamos comemorar”, completou Dinorá.
O Agente Comunitário de Saúde, José Ferreira Flor, há mais de 14 anos na profissão, sente-se aliviado e realizado com sua efetivação. "De agora em diante estamos devidamente certificados e garantidos nas funções que exercemos. Não precisamos ser submetidos a processo seletivo todo ano. Uma tranquilidade para quem vivia a ansiedade de enfrentar esse teste a cada ano trabalhado”, frisou.
Outra profissional da saúde, a agente de saúde Gonçalina da Guia, dedicou sua efetivação ao deputado Valtenir Pereira, que segundo ela, esteve incansavelmente ao lado da categoria. “O deputado foi fundamental em nossa efetivação, sem ele não chegaríamos até aqui. Sempre manteve o escritório com seus advogados disponíveis para nós, nos dando a segurança que seríamos servidores de carreira do município”, desabafou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.