segunda-feira, 16 de junho de 2014

Assembléia Extraordinária dos ACS/ACE no município de Ribeira do Pombal


 

 

Aconteceu no dia 09/06 do ano em curso a assembléia dos ACS e ACE, na sede do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias Nordeste I e Vale São Franciscano, está tinha como objetivo discutir a Campanha Salarial 2014, questões referentes aos processo judiciais, revisão do FGTS, licença a prêmio, o pagamento dos triênios para os ACE, posicionamento da gestão no que diz respeito a entrega dos EPI’s, os encaminhamentos dos exames periódicos para os Trabalhadores e a visita do Deputado Antonio Brito a instituição.


Estiveram presentes os trabalhadores ACS e ACE e representantes da diretoria, a presidente, Srª Maria José Aragão, o Secretario de Saúde Danilo, a Coordenadora da Atenção Básica, Larissa, a Srª. Nadja e o vereador Sr. Fabio. A abertura da reunião foi feita com a linda oração do Agente de Saúde, em seguida a presidente Maria Aragão fez o primeiro pronunciamento esclarecendo alguns pontos referentes ao processo de 2008, o qual o município havia recorrido. No que diz respeito ao FGTS a mesma deixou a critério dos trabalhadores em dar entrada ao processo ou não, porém a instituição não irá se envolver. 


Quanto à licença a prêmio dos trabalhadores só deverá sair quando o sindicato receber os deferimentos assinados. No caso dos triênios dos ACE a presidente alegou que já havia feito diversos ofícios e negociações, mas que não obteve sucesso, porém a mesma garantiu fazer mais uma tentativa com o jurídico do município e caso não chegue a um denominador comum será convocado uma nova reunião com a proposta de paralisação. 


A Srª Larissa se pronunciou quanto ao fardamento alegando que todos estão prontos e que serão entregas direto nas unidades de saúde, contudo os trabalhadores não concordaram em aceita-los sem o kit completo dos materiais de trabalho. Outro ponto relatado pela coordenadora foi referente ao E-SUS e as novas fichas cadastrais, deixando acordado que será feito um treinamento, também por unidade, para que não restem dúvidas quanto ao preenchimento da fichas. 


A Srª Nadja iniciou sua pedindo desculpas quanto ao atraso para iniciar a execução dos exames periódicos, mas que vai dar andamento e serão realizados por unidades de saúde, em seguida foi feito um sorteio para enumerar as US. A primeira sorteada foi à equipe do povoado Boca da Mata, acompanhando assim a ordem do sorteio (Curral Falso, Endemias, Tapera, Maravilha, Pedra, Nova Esperança, Pombalzinho, Ferra da Serra, Pedro Tibúrcio, Barrocão, Moco, PACS, Vila Operária e Poço). 


Em seguida o Deputado Antonio Brito se fez presente a instituição, sendo recebido com aplauso e homenagens. O mesmo se mostrou solicito para com a classe, deixando claro seu posicionamento e parceria no que tange a sanção do Piso Salarial Nacional dos ACS/ACE, alegando também que a guerra ainda não acabou e que ele estará do nosso para o que der e vier.


A reunião terminou com uma salva de palmas calorosa, na qual os Agentes de Saúde demonstraram o respeito e a satisfação pela presença de todos a reunião.


Fonte: Sind Acs Ace Pombal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.