segunda-feira, 14 de julho de 2014

Encontro dos Diretores e Coordenadores do SIND ACS/ACE em Ribeira do Pombal

 

 

Neste final de semana a sede do Sind ACS/ACE Nordeste I e Vale São Franciscano esteve repleta de representantes dos Agentes de Saúde de 24 municípios do semiárido baiano. Foi um encontro rico em informações e calor humano, deixando todos com gostinho de quero mais.

Um dos objetivos do evento era expor e esclarecer as mudanças sofridas na Lei 11.350/06, partindo do Projeto de Lei 7.495/06 da Câmara dosDeputados, sua aprovação no Senado Federal até a sanção presidencial. A presidente Maria Aragão conduziu o primeiro dia do encontro com a participação especial do Presidente do FÓRUM, Sr. Josivaldo Gonçalves, os quais buscaram sanar as dúvidas dos colegas ali presentes. Outro ponto discutido neste dia (11) foi à implantação do PCCR nos municípios, este requer estudo, dedicação e responsabilidade por parte de todos.
No segundo dia (12) foi ministrada uma oficina sobre E-SUS tendo como palestrante o Sr. Marcelo de Jesus Cerqueira. Momento este esperado por todos, uma vez que a implantação do sistema ainda é novidade nos municípios, e por conta disso causa apreensão nos ACS. Contudo o Sr. Marcelo conseguiu conduzir com maestria o curso apresentando a importância do sistema no contexto da Atenção Básica em Saúde, a operacionalização do CDS e PEC e o processo de implantação nos municípios.
No Domingo (13) o palestrante Marcelo fez um apanhado de tudo que foi visto no dia anterior e em seguida iniciou a parte do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), todos puderam compreender a finalidade do programa, que é a valorização dos profissionais das ESF (Equipes de Saúde a Família).
Como ponto positivo pode-se destacar a organização, o material fornecido pelo sindicato, os palestrantes e acima de tudo a presença de todos, que só contribuíram para enriquecer o encontro com suas intervenções eloquentes.
Até a próxima!!


Fonte: Sind Acs Ace Pombal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.