segunda-feira, 1 de setembro de 2014

TCU Emite nota sobre o caso das demissões dos Agentes de Saúde de todo o Brasil


Hoje, segunda-feira (01/09), por volta das 11h21, o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um posicionamento sobre a matéria divulgada pela Gazeta MT. Matéria que tem causado bastante polêmica entre os agentes comunitários, de endemias e, até mesmo, entre os gestores. Durante o último fim de semana, diversos trabalhares estabeleceram contato com a coordenação da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, Samuel Camêlo, nos mais diversos meios de comunicação administrado pela Mobilização para obter informações sobre o caso. Até mesmo um gestor, buscou informações sobre a citada matéria. 


Sobre a nota emitida pelo  TCU, em síntese, ele informou que “As medidas adotadas pela gestora, na matéria indicada, não têm relação com decisão do TCU. Após verificação destes questionamentos descobrimos que o ato que embasou a tomada de decisão da gestora foi emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso.”

A gestora a que o TCU se referia é a secretária de Saúde do município de Rondonópolis/MT, Marildes Ferreira, que informou o desligamento de 176 agentes comunitários e 106 agentes de combate às endemias, a partir do dia 18 de setembro. 

Portanto, diante de tais fatos, a MNAS esclarece que o caso não tem relação com o Tribunal de Contas da União e que não haverá demissões em massa, como a Gazeta MT havia divulgado.  Agora a MNAS está aguardando um posicionamento da  Prefeitura Municipal de Rondonópolis/MT e da Gazeta MT, para tentar identificar de onde partiu o erro. 

"Apesar da existência de dados suficientes, sobre qual a origem do equivoco, não iremos formalizar um posicionamento, sem a preservação do direito de fala da gestão e dos responsáveis pela matéria, no caso a Gazeta," comentou Samuel Camêlo, coordenador geral da MNAS.

O editor-chefe do Gazeta MT, sr. Eduardo Ramos, até o momento não se posicionou, em face dos questionamentos da MNAS. Aguardamos para que ele aproveite a oportunidade para zelar pela confiabilidade de seu trabalho.

A coordenação do Jornal dos Agentes de Saúde reafirma o compromisso com a categoria de ACS/ACE de todo o Brasil. Continuamos trabalhando para que todos tenham acesso as matérias relevantes e, em muitos casos, exclusivas, produzidas em parceria com a Mobilização Nacional. A maior rede de voluntários do Brasil, voltada exclusivamente à defesa dos interesses dos Agentes de Saúde. São 17 estados brasileiros representados por quem, além de produzir a matéria, trabalha para que a categoria tenha os seus direitos preservados.


Fonte: http://www.agentesdesaude.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.