segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Remédio que bloqueia câncer passa em testes!

Foto: ICR
Cientistas já podem ter descoberto a cura para vários tipos de câncer.
Pesquisadores testaram com sucesso - em humanos - um novo remédio experimental, chamado "Pictilisib", que mata de fome a célula cancerígena, porque impede sua alimentação.
A droga bloqueia a proteína PI 3, responsável pelo crescimento e sobrevivência das células de câncer de mama, ovário, próstata e estômago.


A PI 3 foi travada em 90% dos pacientes pesquisados pelo The Institute of Câncer Research (ICR), de Londres, e da fundação The Royal Marsden NHS.
Os resultados animadores foram publicados este mês no jornal Clinical Câncer Resarch.


Os pesquisadores usaram técnicas moleculares sofisticadas para seguir o rasto do remédio "Pictilisib" até às proteínas alvo. Essas técnicas comprovaram que a droga bloqueia um dos elementos essenciais na proliferação, crescimento e resistência dos tumores.

A proteína quinase PI 3 é responsável por vários tipos de câncer, como o de mama, ovário, próstata e estômago e ao bloquear sua atividade, será possível controlar vários tipos de tumor.

Poucos efeitos colaterais
Os pesquisadores examinaram biopsias de sangue e de tumores de 60 pacientes com diferentes tipos de câncer e acompanharam a resposta dos doentes ao tratamento.

O medicamento Pictilisib foi bem tolerado pelos participantes, com pequenos efeitos colaterais, como náuseas e diarreia.

As análises sanguíneas demonstraram que a atividade da PI 3 foi travada em 90% dos casos: redução constatada nas biópsias dos tumores e nas tomografias dos pacientes.

Remissão
Um comunicado do grupo revela que uma mulher com câncer de ovário não registou qualquer progresso da doença durante os quatro meses de tratamento e o melanoma com metáteses de um outro paciente regrediu.

Paul Workman, um dos autores do estudo, professor no Institute of Cancer Research, disse que a "PI 3 abre caminho aos tumores (…), ao bloquear a sua atividade, o Pictilisib pode ser muito eficaz. E um remédio promissor que pode ser particularmente eficaz se for combinado com outros tratamentos”.

Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.