quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pesquisadores da UFBA identificam vírus que provoca doença semelhante à dengue


Doença causa erupção na pele/  Site UFBA
Doença causa erupção na pele, mas é branda/ Site UFBA
Um novo vírus que vem causando sintomas semelhantes aos da dengue e assustando a população baiana foi identificado pelos pesquisadores Gúbio Soares e Silvia Sardi, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS/UFBA). O Zika Vírus foi descoberto esta semana em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, por meio de uma técnica chamada RT-PCR.

De acordo com o professor Gúbio Soares, o vírus causa um quadro muito parecido com o da Dengue, em que o paciente pode apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. Porém, este novo vírus é mais fraco e os sintomas mais brandos. A doença têm acometido diversos moradores de Camaçari, Salvador, Feira de Santana e outros municípios
“Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo”, explica o pesquisador. Além destes sintomas, o paciente pode apresentar sinais de conjuntivite. O vírus é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, aedes albopictus e outros tipos de aedes, mas nunca havia sido detectado antes no Brasil ou na América Latina.
Esta é uma descoberta inédita e serve também para tranquilizar a população. “Quando você dá um diagnóstico, o paciente já vai mais tranquilo para o hospital”, destaca Gúbio. A descoberta contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) que disponibilizou recursos através do Programa de Apoio à Pesquisa para o SUS (PPSUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.