quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Em Natal: Novos agentes de agentes comunitários de saúde e de endemias são incorporados ao município


28/07/2015 - PREFEITURA DO NATAL - Acolhimento dos novos agentes comunitários de saúde e endemias no auditório da CEMURE - Foto: Alex Régis/ SECOM
PREFEITURA DO NATAL – Acolhimento dos novos agentes
comunitários de saúde e endemias no auditório da
CEMURE – Foto: Alex Régis/ SECOM
Cento e dezessete novos servidores públicos municipais foram acolhidos, oficialmente, nos quadros da secretaria municipal de saúde nesta terça-feira (28). O evento que recebeu 67 agentes comunitários de saúde e 50 agentes de endemias foi realizado na sede do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) com a presença do prefeito de Natal, Carlos Eduardo e do secretário da pasta Luiz Roberto Fonseca. Esse foi o primeiro concurso, realizado na capital potiguar, para estas categorias.


O início dos trabalhos dos novos servidores foi um compromisso assumido pelo prefeito apesar da crise econômica do País, que fez com que o município perdesse receita e que tenha de conviver com atrasos em repasses de recursos importantes na área de saúde. “É um momento histórico para Natal. O prefeito fez um resgate histórico. É a valorização de uma categoria”, comentou o secretário Luiz Roberto Fonseca relembrando as dificuldades enfrentadas para que o concurso público tivesse sido validado. “Aproveito aqui para agradecer o trabalho e a dedicação do procurador-geral do município, Carlos Castim”, disse.
O prefeito Carlos Eduardo destacou a importância da convocação dos agentes de saúde para a execução das tarefas da medicina preventiva e para a relação de parceria que permeia o convívio entre os agentes e a comunidade. Carlos Eduardo também enfatizou o desafio enfrentado para que a população pudesse ver ampliado esse serviço. “Esse é um momento importante na nossa administração, quando a Prefeitura preenche uma lacuna importante numa área que é tão fundamental para a vida dos nossos cidadãos. Incorporar os agentes ao organograma de pessoal do município é uma grande conquista para a instituição e para vocês”, comemorou.
A chegada dos novos servidores acrescenta ainda mais qualidade ao trabalho que vem recebendo elogios e virando referência no País no que diz respeito ao controle de endemias. “Estamos nos destacando em ações como a do combate a dengue e apesar de termos enfrentado uma epidemia recentemente conseguimos grandes resultados e viramos referência”, relembrou o secretário Luiz Roberto Fonseca. “Temos que parabenizar a secretaria de saúde e seus servidores. É um trabalho único cujos desafios precisam ser vencidos todos os dias. É um desafio muito grande, mas somos referência”, reforçou o prefeito.
As agentes de saúde Lunamar e Gorete, que apresentaram uma peça durante o evento no Cemure se dirigiram aos novos colegas de trabalho e passaram um pouco de sua experiência de 21 anos exercendo a atividade. “Como agente comunitário você tem que principalmente saber escutar para poder ganhar a confiança da comunidade”, aconselhou Gorete. “Não é só a visita domiciliar que temos que fazer. Precisamos sempre inovar, ser dinâmicos”, complementou Lunamar, responsável por um grupo de 60 pessoas no Panatis e que brindou os presentes com uma bonita apresentação de Tai Chi Chuan. “Levamos atividades como essas para a comunidade, onde estou desde 1994”, completou.
De acordo com informações da secretaria municipal de Saúde, os convocados atuarão nos Distritos Sanitários Norte I e Norte II. Todos passaram por treinamentos e nesta terça-feira, fazendo parte do acolhimento, assistiram a palestras de Thiago Trindade, coordenador da residência médica de medicina, família e comunidade; de Alanny Ferreira Moutinho e do médico Murilo Barros Júnior.
Fonte: Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.