sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Reunião avalia situação do PACS de Salvador e discute outras questões


Fonte: Sindacs Bahia

Na última terça-feira (15), os Diretores do Sindacs, Lázaro Figueiredo e Nilza, participaram de uma reunião para sanar dúvidas e reavaliar a situação dentro do PACS do município de Salvador, no quesito bom relacionamento entre os funcionários.
“Há um ano não tem enfermeira para acompanhar e oferecer suporte aos profissionais ACS, a responsabilidade fica com uma enfermeira provisória. Mas os servidores afirmam que não se sentem bem com o tratamento de imposições e atitudes que caracterizam assédio moral”, destacou Figueiredo.
A gerente Lucineia, que tem apoio dos agentes de saúde, lideranças, e possui um comércio na localidade, é sempre elogiada pela população. “A população percebe que não há apoio da direção da SMS. A unidade, quando estava ativa, na gestão de outra pessoa recebia muitas denúncias do mau funcionamento e também acerca de a qualidade dos serviços. Hoje, em plena reforma, cabe lembrar a gerente não fechou a unidade para não deixar a população sem os serviços. Inclusive, ela recebeu mais elogios, os atendimentos, de acordo com a população estão melhores neste período de reforma do que antes”, destacou Figueiredo.

Apesar desse contexto favorável, os agentes sentem a falta de apoio. É clara a falta de compromisso de muitos servidores no tratamento aos usuários. A direção da SMS tem conhecimento e nada tem feito para melhorar esses desconfortos para os usuários, porém, a coordenação da SMS não deixa de realizar atividades de promoção à saúde para atrair a comunidade com o objetivo de todos serem parceiros da saúde, além de a compreensão do papel do 3° Centro de Saúde da Liberdade.
Depois das discussões a gerente pediu a colaboração dos ACS para as novas atividades que ela planeja realizar no Centro juntamente com a comunidade e os parceiros da unidade (lideranças, comerciantes e associações). O Outubro Rosa já é uma ideia, e na ocasião todos se prontificaram e deram outras sugestões para eventos e pediram o apoio da liderança do SINDACS/BA.


Direção do Sindacs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.