quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Comissão parlamentar se reúne com agentes comunitários de Saúde e de endemias

Uma comissão parlamentar criada nesta quarta-feira (24) se reuniu no fim da tarde, na Câmara do Recife, com representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Estado de Pernambuco (Sindacs/PE). Os agentes municipais, que decidiram pela greve nesta quarta, lotaram as galerias da Casa de José Mariano para se manifestar principalmente contra as condições de trabalho e pela renegociação de gratificações e salários.



Participam da comissão os vereadores Luiz Eustáquio (Rede), que preside o grupo, Almir Fernando (PCdoB), Isabella de Roldão (PDT), Jurandir Liberal (PT) e Vera Lopes (PPS). O vereador Henrique Leite (PT) também se fez presente na reunião.
“Esses agentes vieram à Casa e trouxeram um pedido para que os ajudássemos a abrir negociação para eles. Eles têm algumas reivindicações feitas durante os últimos anos que, segundo eles, não foram atendidas. Ao mesmo tempo, trouxeram aqui a discussão das condições de trabalho”, explicou Luiz Eustáquio.
De acordo com o parlamentar, o momento pede que esses servidores sejam valorizados. “Estamos diante de uma epidemia. Essas são as pessoas que estão diretamente nas casas das pessoas e que não estão recebendo as condições e os equipamentos proteção individual. Primeiramente, querem garantir a saúde da população, mas também a deles. Em segundo lugar, querem que o governo entenda seu trabalho como estratégico”, disse o vereador. No fim da tarde, a comissão tentava fechar uma reunião com a secretaria de Saúde e com a de Administração e Gestão de Pessoas do município.
“O pedido dos agentes comunitários é o equipamento de proteção individual, que nós não temos. Os agentes de endemias têm alguns equipamentos, mas faltam malhas, repelente. Estamos desprotegidos para trabalhar com o povo da cidade do Recife”, expõe a presidente do Sindacs/PE, Maria do Carmo Miranda.
De acordo com ela, existem negociações pendentes relativas às gratificações dos agentes. “Tínhamos negociado desde 2013. Tem a questão da gratificação dos agentes de endemia e também a questão da incorporação do Adicional de Desempenho do SUS. Nós incorporamos o adicional nos salários, mas com a promessa de renegociar. É uma categoria que tem feito um trabalho extraordinário. Nós cuidamos da população, mas quem cuida de nós?”, afirmou.

Comissão parlamentar se reúne com agentes comunitários e de endemias
Em 24.02.2016, às 19h13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.