sábado, 19 de março de 2016

Agentes Comunitários de Saúde participam das ações de enfrentamento ao Aedes aegypti


DSC_5202 copy
O Governo Municipal não tem medido esforços para o enfrentamento ao Aedes aegypti que, no momento, é responsável pela transmissão dos vírus da Zika, Chinkungunya e Dengue. Diversas ações estão sendo realizadas pelo Governo com objetivo de orientar a população e eliminar os focos do mosquito nas zonas urbana e rural do município.


Umas das ações é a convocação dos agentes comunitários de saúde que atuam nas unidades de saúde e são responsáveis pelo cadastro e visita às famílias que fazem parte da área de abrangência de cada unidade. “Ao todo, são 538 agentes comunitários que reforçarão as ações de combate ao mosquito, com visita às residências e orientações às famílias quanto à eliminação de focos e sintomas das doenças”, esclareceu a coordenadora de avaliação e monitoramento da Atenção Básica, Tattiany Queirós.
Para atualização das informações sobre as doenças e sobre como serão as visitas aos domicílios, entre os dias 16 e 18 de março, todos os agentes participam de uma capacitação promovida pela Prefeitura na Escola de Formação em Saúde da Família. “Estamos apresentando a nota técnica do Ministério da Saúde de 23 de dezembro de 2015, que fala sobre as atribuições dos agentes no enfrentamento ao Aedes e também trazendo novas informações sobre as três doenças transmitidas pelo mosquito”, informou a coordenadora de endemias, Poliana Gusmão.
O agente comunitário da Unidade da Saúde da Família Conveima, Moisés de Jesus, lembra que é hora de todos se juntarem para combater o mosquito. “A equipe de nossa unidade realizou mutirão no último sábado no Conjunto da Vitória e Vila da Conquista, ficamos muito felizes com o resultado e a participação dos moradores”, conta Moisés, que se diz otimista para ajudar a população na eliminação do mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.