quarta-feira, 30 de março de 2016

AGENTES DE SAÚDE FAZEM PARALISAÇÃO DE ADVERTÊNCIA EM CRUZEIRO DO SUL

Categoria exige pagamento de 14º salário e concurso público.
Saúde Municipal diz que Prefeitura não tem condições de negociar.


Agentes paralisaram na manhã desta terça-feira (29) em Cruzeiro do Sul   (Foto: Anny Barbosa/G1)
Agentes paralisaram na manhã desta terça-feira (29) em
 Cruzeiro do Sul (Foto: Anny Barbosa/G1)


Do G1 AC

Os agentes de saúde de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, realizaram uma paralisação de advertência, na manhã desta terça-feira (29), em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde do município. De braços cruzados, a categoria reivindica o pagamento do 14º salário, aquisição de materiais, além de concurso público para o aumento do efetivo, que é de 198 agentes, segundo informou o sindicato.

Ao G1, a Secretaria Municipal informou que a gestão não tem recursos financeiros para arcar com as reivindicações da categoria, mas que pretende regularizar a situação até o fim de abril.

"Há dois anos estamos sem receber blusa e outras vestimentas. Hoje, os agentes vão nas casas e as pessoas não conseguem identificar se realmente é um agente de saúde. Estamos reivindicando o mínimo da gestão municipal. Sentamos com o prefeito, mas não tivemos datas concretas de quando receberíamos o 14º salário garantido por lei", diz Jairo de Souza, presidente do sindicato dos agentes.

A identificação dos agentes é uma das principais preocupações da categoria. Segundo Marcos Antônio, de 44 anos, há servidores que chegaram a comprar blusas com o próprio dinheiro.

"Sentimos a falta da gestão atual para nos dar assistência com relação aos materiais que necessitamos para trabalhar. Eu conheço colegas de trabalho que já chegaram a comprar camisas para trabalhar e poder se identificar na comunidade", conta.

'Não há recurso para pagamento'
A secretária de saúde municipal, Lucila Bruneta, informou que o pagamento do 14º salário estava sendo feito em dia, mas, que devido à crise econômica, a Prefeitura não conseguiu cumprir os prazos de pagamento.

"A gente fez uma proposta de parcelamento e, dessa forma, o prefeito diz que está tentando juntar o dinheiro. Neste momento não há recurso para pagamento, mas pretendemos regularizar a situação até o fim de abril", garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.