segunda-feira, 28 de março de 2016

PREFEITO REGULARIZA PLANOS DE CARGOS E SALÁRIO DOS AGENTES DE SAÚDE E DE ENDEMIA


O prefeito Firmino Filho (PSDB) entregou, na manhã desta segunda-feira (28), a lei que regulamenta o plano de cargos e salários dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde do município. Essa é uma luta antiga dos trabalhadores. Ao todo, 2.025 agentes serão beneficiados.
Para Firmino, o plano é mais do que merecido, principalmente, porque a sociedade vive uma verdadeira "batalha cívica" contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, do Zika Vírus e do Chikungunya.
Ele destacou que a cada dez focos de criadores do mosquito, oito estão localizados nas residências ou nos locais de trabalho. Por isso, a necessidade de reforçar o compromisso com esses trabalhadores.
"Do ano passado para cá passamos por muitas dificuldades financeiras, mas não poderíamos deixar de honrar com esse compromisso. São vocês, agentes, que estão em contato direto com as comunidades e as famílias. Vocês são os olhos e os ouvidos da nossa saúde.  Estamos em uma verdadeira batalha cívica contra o Aedes e vocês são fundamentais nessa luta", declarou o prefeito.
O prefeito disse ainda que houve uma redução significativa nos casos de dengue, mas que a parceira entre gestão pública e os moradores continuam."Nós temos que erradicar esse mosquito. Temos que enfrentar o Zika Vírus. Não podemos deixar que a Zika de forma permanente no Brasil. Nós queremos que todas as nossas crianças venham saudáveis. Somente em Teresina são mais de 40 casos registrados de microcefalia. No Piauí, mais de 100 casos. Cada um de nós precisamos fazer a nossa parte", declarou.
Dados de fevereiro da Fundação Municipal de Saúde apontam que os casos de dengue caíram em relação a 2015: foram 176 registros contra 313 do ano passado. A situação em janeiro foi diferente. Enquanto em 2015 eram 165 casos, outros 205 foram registrados no mesmo mês de 2016.
Planos cargos e salários
A solenidade de entrega da lei que regulamenta foi realizada na manhã de hoje (28) no Clube do Gari, na Zona Norte de Teresina. A Lei foi votada e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Teresina. Ela será implementada neste mês e vem para regularizar a carreira desses profissionais, bem como garantir a promoção, progressão e aposentadoria.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua, destacou que a implementação do Plano, além do aumento salarial, irá garantir uma série de proteção aos profissionais com as questões relacionadas à estabilidade, progressão e aposentadoria integral.
"Sem dúvidas, trata-se de uma importante valorização profissional desses servidores, que passarão a gozar dos mesmos direitos dos demais servidores públicos do município de Teresina. Isso mostra o compromisso da gestão municipal com os profissionais, especialmente da área de saúde.
Para o presidente dos Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, Antônio Jorge, o plano é uma vitória para a categoria. "O Plano vem para valorizar o nosso trabalho, que desempenhamos com muita alegria e responsabilidade, tendo em vista que trabalhamos para garantir a saúde da população”, comemorou.  
Carlienne Carpaso
redacao@cidadeverde.com
Fonte: http://cidadeverde.com

Um comentário:

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.