quarta-feira, 20 de abril de 2016

3º Encontro Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde é promovido em Pinhais


O evento foi realizado no auditório Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann

Nesta terça-feira (19) a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o terceiro Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde. O evento foi realizado no auditório Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Em Pinhais, a primeira equipe de Estratégia de Saúde da Família iniciou os trabalhos em 2006, na Unidade de Saúde da Família Vila Amélia. Hoje, o município conta com 21 equipes e 112 agentes comunitários.
Presente no encontro, a vice-prefeita de Pinhais, Marli Paulino, ressaltou a seriedade da ação dos profissionais. “Sabemos que vocês desempenham um trabalho de extrema importância, pois por meio da atuação dos agentes é possível levar a comunidade a conscientização em relação a saúde e qualidade de vida”, salienta.
Para a Secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, estes eventos permitem uma reflexão a respeito do trabalho que vem sendo realizado. “Temos sempre este desafio, de promover ações de saúde pública para que possamos sempre buscar a melhoria da qualidade de vida da população. Isso que buscamos ao vivenciar encontros como este”, comenta.
De acordo com o secretário de Governo, Lukala Nóbrega, a função dos agentes é importante no processo de promoção de saúde e por isso deve ser valorizada. “Tendo isso em vista, aproveito para salientar que a atualização da lei, que garante gratificação por desempenho, será entregue à Câmara de vereadores. Este é um direito e uma conquista de vocês pelo trabalho que desempenham em prol da população de Pinhais”, afirma. 
Durante o encontro os agentes que atuam na Unidade de Saúde da Família (USF) Vargem Grande, apresentaram uma paródia que tinha como tema a prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. O fisioterapeuta d oNúcleo de Apoio à Saúde da Família, João Eduardo de Azevedo, conduziu uma atividade de alongamento e explanou sobre a importância do trabalho em equipe. Também este presente no evento a vereadora Rosa Maria de Jesus Colombo.
Na oportunidade, também foi ministrada a palestra “Como ser sustentável em tempos de crise”, apresentada pela enfermeira Carolina Bocchi Maia. A palestrante é mestre em enfermagem do trabalho e em dependência química. Além disso, atua há mais de 20 anos com desenvolvimento humano.

Fonte: http://www.pinhais.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.