quarta-feira, 20 de abril de 2016

Agentes Comunitários de Saúde de Paulista=PE recebem tablets

Equipamento irá tornar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde mais rápido de dinâmico


Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Paulista, no Grande Recife, passam a contar com um novo aliado tecnológico no desempenho das atividades. Nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a entrega de tablets, que contam com um sistema para o registro de dados no e-SUS Atenção Básica, do Ministério da Saúde. A ação contará com investimento de R$ 2 milhões ao ano, proveniente do SUS e do tesouro municipal. No total, estão sendo distribuídos 566 equipamentos aos servidores. 

A ferramenta promete dinamizar o trabalho de campo e agilizar o envio de dados sobre a saúde da população. Manual, o procedimento atualmente conta com o preenchimento de fichas durante as visitas domiciliares e a posterior digitalização das informações na sede da Secretaria de Saúde. Para o ACS Kennedy Fernandes, de 45 anos, a partir de agora o trabalho ficará mais simples. "Não será mais necessário preencher as fichas na mão e andar com aquela papelada toda na bolsa”, comemorou o profissional da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Paulista Baixo.
Na próxima semana, os servidores participarão de uma capacitação sobre o uso do tablet e do software, que devem estar em uso no início de maio. “Este é um serviço novo em Paulista, mas que já conseguiu obter resultados positivos em outros estados, a exemplo de Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Norte”, afirma o diretor da empresa idealizadora do software, Waldemar Nóbrega Jr. Os profissionais poderão consultar por meio do tablet um banco de dados sobre a situação da saúde nos territórios.
Através da ferramenta, a gestão municipal poderá identificar o número de gestantes, idosos, acamados e pacientes de doenças crônicas na localidade, para então propor ações preventivas e de controle junto à população.

Fonte: Do JC Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.