quarta-feira, 27 de abril de 2016

REUNIÃO DISCUTE SUBSTITUIÇÃO DE ACS POR TÉCNICO EM ENFERMAGEM


Cosems Marcos Marcos Rubio Maruo Jose e Maurício
Participaram da reunião o representante do Coren-MG na Comissão de Prevenção ao Crack da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, enfermeiro Marcos Antônio Garcia Vieira, o presidente do Coren-MG, Marcos Rubio, e os presidentes do Conasems, Mauro Guimarães Junqueira e do Cosems MG, José Mauricio LimNo dia 13 de abril, o presidente do Coren-MG, Marcos Rubio, se reuniu em Belo Horizonte com o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Minas Gerais (Cosems MG). O objetivo do encontro foi discutir a substituição do agente comunitário de saúde (ACS) pelo técnico em enfermagem, proposta apresentada em fevereiro pelo presidente do Conasems em reunião promovida com o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Realizado em Belo Horizonte, além do presidente do Coren-MG, o encontro contou a presença dos presidentes do Cosems MG, José Mauricio Lima Rezende, e do Conasems, Mauro Guimarães Junqueira. O representante do Coren-MG na Comissão de prevenção ao crack da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, enfermeiro Marcos Antônio Garcia Vieira, também participou da reunião.

De acordo com Marcos Rubio, com a substituição do ACS pelo técnico em enfermagem haverá uma evidente melhora na qualidade da assistência de saúde ao usuário do SUS. "O profissional técnico em enfermagem poderá realizar cuidados e procedimentos no domicílio do usuário, tais como aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar, curativos, entre outros, dispensando o deslocamento até à Unidade Básica de Saúde ou à Estratégia Saúde da Família (ESF). A mudança também favorece nossos profissionais de nível médio com maior campo de atuação", defendeu o presidente do Coren-MG.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Isso é um absurdo substituí os acs por tecnico em enfermagem, o correto seria era dar curso técnico para os acs e ace fica a dica.

    ResponderExcluir

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.