sexta-feira, 20 de maio de 2016

Em Corumbá, agentes de saúde vão ter salário adequado ao piso nacional


Já está na Câmara de Vereadores a proposta de aumento de R$ 9,33% para os servidores públicos da Prefeitura de Corumbá. Na mesma mensagem, enviada ao Legislativo no dia 16 de maio, segue também a equiparação do salário dos agentes comunitários de saúde com o piso nacional, que é de R$ 1.014,00.
“Hoje os agentes de saúde de Corumbá já recebem remuneração bem próxima a este valor por causa de gratificações e incentivos. Com o piso sendo aprovado, dá muito mais garantias e tranquilidade aos profissionais”, afirmou o secretário municipal de Governo, Márcio Cavasana. “Essa é uma reivindicação antiga da categoria e foi um compromisso do prefeito Paulo Duarte com os agentes, que realizam um trabalho extremamente importante em toda a cidade”, completou Cavasana. A proposta de reajuste ainda precisa ser aprovada pelos vereadores para se tornar Lei.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Corumbá, Enio Reyes, a cidade será uma das primeiras do Mato Grosso do Sul a cumprir integralmente o piso nacional, estipulado pelo Governo Federal em 2014. “São poucas as cidades aqui do Estado que cumprem esse valor”, afirmou.
Enio destacou ainda o diálogo e o engajamento da Prefeitura em atender a categoria, que entre agentes de saúde e de endemias soma mais de 160 profissionais. “A Secretaria de Saúde sempre esteve aberta para receber o Sindicato e os próprios agentes. Essa relação de confiança é um ponto muito positivo nesta conquista”, afirmou.
E ainda neste semestre os agentes de saúde de Corumbá também vão receber kits completos de uniforme para desempenharem suas funções. “Isso também será uma ajuda muito importante para todos nós”, afirmou Gilson de Oliveira Melgar, que desde 2005 atua na UBS Fernando Moutinho I.
“Os kits vão conter coturno, capa de chuva, mochila, óculos escuros, boné, camisetas, calça, squeeze e até protetor solar. Tudo isso para assegurar melhores condições de trabalho aos nossos agentes. A gestão do prefeito Paulo Duarte valoriza todos os servidores. E com todas essas ações, estamos mostrando a importância das pessoas que trabalham na prevenção e no contato direto com a comunidade”, destacou a secretária de Saúde, Desiane Pires.
Reajuste
O índice de 9,33% de reajuste proposto para os servidores da Prefeitura de Corumbá foi amplamente debatido e aceito pelo SIMCOR (Sindicato Municipal dos Servidores e Funcionários do Município de Corumbá), e pelo SINTED (Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Corumbá).
“Conforme estabelece o nosso Estatuto do Servidor, o reajuste será aplicado na data base de maio”, explicou o secretário municipal de Gestão Pública, Luiz Henrique Maia de Paula, destacando o trabalho do Executivo municipal para viabilizar o aumento a todos os funcionários.
“Dentro do esforço muito grande da Administração, desde a criação do COGEF (Conselho Municipal de Gestão Financeira), e perante o que a lei de Responsabilidade Fiscal permite, chegamos esse reajuste de 9,39%. E fizemos isso com muita responsabilidade para que possamos manter, apesar do impacto na folha, o pagamento dos servidores rigorosamente em dia”, completou.
Conforme detalhou Luiz Henrique, o aumento será aplicado em duas etapas. “A primeira já no vencimento de maio, de 6%. Os outros 3,39% serão repassados em outubro. Essa medida é necessária para que não haja um desequilíbrio nas contas do Município”, finalizou o secretário de Gestão Pública.
“Como servidor público de carreira, sei muito bem da importância que cada trabalhador tem para manter a máquina pública funcionando bem”, comentou o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, destacando a valorização dos funcionários mesmo em um período de dificuldades para a economia nacional.
“Não foi fácil chegar até esse índice de reajuste linear para todos os servidores da Prefeitura. Aliás, isso só foi possível graças a um conjunto de medidas, sempre voltadas ao bem da população em geral. Focamos nossos investimentos em ações realmente importantes, sempre com austeridade, responsabilidade e respeito a cada centavo do dinheiro público”, completou Paulo Duarte.
Com informações da assessoria de comunicação da PMC.

Fonte: http://www.diarionline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.