sexta-feira, 13 de maio de 2016

ENTENDA OS REFLEXOS DAS PORTARIAS 958 E 959 PARA TODOS ACS DO BRASIL


Olá colegas, depois do duro golpe sofrido pelo MS com as portarias 958 e 959, muitos colegas ficaram preocupados qual o reflexo efetivamente para quem já está nos quadros e trabalhando como ACS e ACE, por essa razão, criei esta postagem para esclarecer melhor e minimizar as dúvidas da categoria. Veja abaixo:
A portaria 958, relativiza a ampliação da contratação dos ACS nos PSF, isto é ela dá a opção da escolha ao gestor para contratar ACS ou não, que antes era obrigatório.
Para quem já está no quadro como ACS, não muda nada, NINGUÉM SERÁ DEMITIDO OU EXONERADO, seja ele o vínculo empregatício que for, seja CLT ou Estatutário.

Mas devemos nos preocupar mesmo assim?
Apesar de alguns sites dizer que não, eu discordo e digo SIM, DEVEMOS NOS PREOCUPAR!
Não a curto prazo, porque não seremos atingidos e não vamos sentir o reflexo de imediato. Mas a longo prazo, os gestores não contratarão novos ACS para preencher as áreas descobertas.
Os ACS que restarem, ficarão sobrecarregados, como já acontece, mas ficará pior e a categoria perderá o que tem de mais bonito e valioso:
PODER DE MOBILIZAÇÃO!
Sem novos concursos a categoria será reduzida paulatinamente. E com a redução da categoria, ela perde sua força de articulação e com certeza os direitos serão reduzidos ao longo do tempo. Temos como exemplo, os Ferroviários, que era uma categoria extensa e organizada e forte, como a nossa. Mas com o tempo esses trabalhadores foram reduzidos e com o envelhecimento do seu pessoal, eles perderam garantias históricas. E existes diversas outras categorias que ao perderem suas forças ao longo do tempo, estas tiveram o seus direitos suprimidos ou congelados.
Para ter poder de mobilização, se faz necessário um quantitativo de pessoas. Com o quadro reduzido, seremos alvos fáceis.
Somos aproximadamente 300.000 ACS e ACE espalhados pelo Brasil, somos cerca de 12,5% da população brasileira, esse número assusta qualquer governante e estão querendo criar mecanismos para "reduzir" o quantitativo de ACS e ACE ao longo do tempo.
Esses são os reflexos a longo prazo, para quem está no quadro, efetivamente a curto prazo não muda nada, mas não podemos deixar isso acontecer, se permitirmos isso ocorrer, com certeza a longo prazo a profissão de ACS será extinta do PSF!
TEMOS QUE FICAR DE OLHO!!!
"Basta prestar atenção, as lições sempre chegam quando você está pronto, e se estiver atento aos sinais, aprenderá tudo o que é necessário para o primeiro passo. (O Zahir)"
Autor: Paulo Coelho

Fonte: Blog Ivando Agente de Saúde

Um comentário:

  1. QUANDO EU FIZ O CONCURSO CONSTAVA QUE O ACS TINHA QUE MORAR NO BAIRRO QUE IRIA TRABALHAR. ENTÃO ISSO NÃO PODE SER MUDADO POR PORTARIA. MESMO QUE DIMINUAM OS ACS EU SÓ VOU ATENDER AS FAMILIAS DO MEU BAIRRO.

    ResponderExcluir

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.