quinta-feira, 12 de maio de 2016

Reflexão sobre a portaria 958/ 2016


Nossa opinião:  Wesley Barros 

ACS é umas das maiores profissões da saúde no Brasil (e no mundo), não nasceu do dia pra noite, e muito menos irá acabar da noite pro dia. Pelo contrário, a tendência é que aumente no passar dos anos! Pois vem sendo comprovada a eficiência, e a importância de investir na Atenção Básica (a própria Organização Mundial de Saúde fala isso, e reconhece os Agentes Comunitários de Saúde do Brasil, como um modelo para o Mundo! É isso mesmo!! 


Emoticon smileContudo, a profissão teve um forte crescimento nos últimos anos, mas agora, mais do que nunca, precisa de incentivos, e melhorar a sua qualidade para poder crescer com ainda mais força...

É necessário capacitação e ferramentas, tanto para os ACS quanto para os gestores, e claro, também melhorias nas remunerações.

Alguns gestores não percebem ainda a importância real dos ACS, justamente por não terem informações e ferramentas de controle, algo que dificulta perceber os ganhos, ajudar os que não tem bom desempenho, e parabenizar/premiar os que se destacam!

Colocaremos no próximo post uma pesquisa do DATASUS, que mostra que a GRANDE MAIORIA absoluta da população reconhece, e gosta do trabalho dos ACS, avaliando como ÓTIMO E BOM! Porém ainda há uma parcela que tb diz não receber as visitas...O que poderia ser facilmente mudado e percebido com ferramentas adequadas...

Resumindo, os ACS são o elo mais importante entre os governos e a população, são a linha de frente e a porta de entrada da saúde. Quem for percebendo isso, certamente estará um passo a frente na gestão da saúde do seu município ou região!

Abraço a todos os ACS do Brasil ! Emoticon smile


Fonte: Wesley Barros 

2 comentários:

  1. Dengue Zika Chikungunya

    ResponderExcluir
  2. Hoje, 17 de maio, o Ministério da Saúde publicou uma Nota Técnica para esclarecer dúvidas dos gestores.

    Confiram no rodapé do texto:
    http://www.pensosaude.com.br/portaria-958-de-2016-saude-da-familia-sem-acs/

    ResponderExcluir

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.