terça-feira, 14 de junho de 2016

Agentes de saúde e endemias são homenageados por atuação em mobilização estadual

Agentes de saúde e endemias são homenageados por atuação em mobilização estadual
Requerimento de autoria do vereador Eliezer Casali concedeu voto de congratulação aos 120 profissionais envolvidos na Campanha Estadual “Todos Contra a Dengue”

Mais de 90 agentes de saúde e endemias e profissionais da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde foram homenageados na noite da última durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga

O voto de congratulação parabenizou os 120 profissionais que atuaram entre os meses de março e abril na Campanha Estadual “Todos Contra o Aedes Aegypti”.


Em dois meses, a ação de orientação e visitas a casas, estabelecimentos e terrenos baldios totalizou 16.421 imóveis vistoriados em todo município. Para o vereador, o resultado desse esforço foi alcançado com êxito. “Nós temos de reconhecer a atuação desses profissionais, o empenho e a dedicação. Sabemos que não é fácil trabalhar a semana toda e depois no sábado, também, andando de casa a casa, muitas vezes, enfrentando a resistência dos moradores e, mesmo assim, realizaram uma campanha proveitosa. Por essa ação, agradecemos à secretária de saúde – Dra. Fabiana Parma, a diretora da atenção básica – Vera Dorigão e a coordenação da diretora da Vigilância em Saúde – Maria do Rosário Davanço e do chefe da Vigilância Ambiental – Nilton Santiago. Enfim, parabéns a vocês, que nesses dois meses desempenharam tão bem essa função extra”, disse Eliezer.

Os agentes presentes receberam uma cópia do requerimento do voto de congratulação protocolado na Câmara de Vereadores.

Mutirão

O mutirão mobilizou ainda funcionários das Secretarias de Assistência Social, Trânsito, Cidade, Educação, Obras e Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saev Ambiental), além de voluntários das igrejas evangélicas do município.

O município registra, em 2016, 715 casos positivos de dengue. Em fevereiro deste ano, Votuporanga decretou epidemia da doença.

A prevenção é a única arma contra a doença, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

O Aedes aegypti é transmissor de doenças, como a dengue, zika vírus e febre chikungunya.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.