domingo, 5 de junho de 2016

Município testa roupa repelente para agentes de saúde

Roupas repelentes que serão utilizadas em Valinhos
Cidade será a primeira do país a utilizar o produto

O município de Valinhos será o primeiro do país a testar o uso de roupas repelentes ao mosquito Aedes egypti por agentes da saúde, a parceria foi realizada com a fabricante de tecidos Santista.

A empresa lançou em maio uma nova linha de tecidos que auxilia no combate ao mosquito. O princípio ativo do tecido afasta e neutraliza o mosquito e pode ser aplicado em roupas leves utilizadas, inclusive, por gestantes. O material, que chegou ao município na sexta-feira, 3, é composto de calça e blusa e não teve nenhum custo ao município.


Desde 2009 a Santista cria soluções repelentes contra o mosquitos e outros insetos para o segmento de tecidos de uniformes. O desenvolvimento da nova linha atende a recente demanda dos consumidores de se protegerem contra o surto do zika vírus e poderá ser encontrado em lojas do segmento em todo o país.

O tecido é produzido à base de um princípio ativo amplamente utilizado em cosméticos e agricultura, reconhecidamente seguro em contato com a pele e de excelente durabilidade. Esta substância possui baixa absorção, sendo considerada seguro para uso em adultos e crianças a partir de 3 anos, e consta na lista de medicamentos da Organização Mundial da Saúde.

O composto age de três maneiras: repele a aproximação do mosquito, provoca hipersensibilidade nas patas do inseto para afugentá-lo caso ocorra contato e provoca efeito paralisante se houver persistência de contato. O tecido tem durabilidade mínima de 50 lavagens e foi testado em laboratório internacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.