terça-feira, 12 de julho de 2016

ACS acampam na porta da Prefeitura. Eles querem receber Adicional de Incentivo


Agentes esperaram pelo prefeito
Agentes esperaram pelo prefeito
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) acamparam hoje pela manhã na porta da Prefeitura de Timon. A esperança do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Timon era a de que Luciano Leitoa, prefeito da cidade, aparecesse para negociar com eles.

Os ACSs decretaram paralisação no último dia 7 de julho e a categoria reivindica o Adicional de Incentivo que é repassado pelo governo Federal no valor de 340 mil. Segundo a direção do sindicato o repasse é feito sempre no final do ano compete a portaria 648, que apesar do recurso cair todo ano o município vem ficando com esses recursos sem repassar de quem é de direito, argumenta o sindicato.


Segundo os profissionais agentes comunitários de saúde, apesar de o prefeito ter assinado carta compromisso ainda em 2012 garantindo o repasse do recurso, passaram-se três anos e nada foi cumprido no que se refere ao incentivo.

A categoria, de acordo com a deliberação em assembleia permanecerá de braços cruzados até que o impasse seja solucionado, além das manifestações em prol incentivo, a categoria denuncia também que os postos da cidade não tem medicação e que a três meses não tem medicamentos para hipertenso e diabéticos remédios essenciais para o controle da doença dos pacientes.

Com a paralisação dos ACSs à atenção básica de Timon fica vulnerável e os atendimentos que poderiam amenizar muitos casos de saúde tratados como preventivos pelos agentes acabam sendo negligenciados.


Fonte:https://www.portalaz.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.