segunda-feira, 18 de julho de 2016

Agentes Comunitários de Saúde se fortalecem com conquistas em Timon


apa
O agente comunitário de saúde (ACS) é um profissional muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, pois fortalece a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e à comunidade.
Por contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de ações de promoção e vigilância em saúde, a Prefeitura Municipal de Timon tem reconhecido que esse profissional merece uma atenção especial da administração pública. Fato que levou a categoria a se fortalecer nos últimos três anos e meio, ao conquistar diversos benefícios dentro da atual gestão.
“O ACS é peça fundamental no envolvimento da população para o enfrentamento dos problemas de saúde. E a Prefeitura de Timon percebe a potencialidade desse profissional na Atenção Básica, dando um tratamento especial a esse agente, colocando-se à disposiçao para ouvir suas reinvindicações e atender sempre que necessário, pois ele é peça  fundamental para a construção de um novo modelo de atenção à saúde”, disse o gestor municipal de saúde, Márcio Sá.
Entre os benefícios adquiridos pelos ACS na atual gestão estão: a inclusão do valor do incentivo ao protetor solar nos contracheques desses profissionais, o pagamento de incentivo do PMAQ, a liberação de licenças prêmios, fardamentos novos (incluindo calças e saias para as mulheres evangélicas), atualização de salários atrasados (por falta de repasse do Ministério) com recursos próprios do município, realização de concurso para 33 agentes e solicitação junto ao Ministério da Saúde para ampliação de 91 novas vagas.
PAPEL ACS
Reorienta o modelo de atenção à saúde na discussão dos problemas e organização da comunidade, auxiliando no fortalecimento da cidadania, através das visitas domiciliares e educação em saúde, com base nos saberes da saúde coletiva;
Atende indivíduos e famílias através de ações de monitoramento de grupos específicos, doenças prevalentes e de risco, através de visitas domiciliares e informação em saúde com base no saber epidemiológico e clínico;
Auxilia no acesso aos serviços.

Fonte: http://www.portalaz.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.