sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Mato Grosso terá capacitação de agentes públicos de saúde no combate ao Zika vírus

Fruto de parceria da Johnson & Johnson do Brasil, CONASEMS e IPADS, iniciativa visa a melhoria do atendimento a gestantes e bebês com microcefalia

Mato Grosso terá capacitação de agentes públicos de saúde no combate ao Zika vírus
Redação 24 Horas News

A cidade de Cuiabá recebe, a partir de 3 de outubro, o ZIKALAB, nome dado ao Laboratório de Formação do Trabalhador de Saúde no Contexto do Vírus Zika, que tem como foco a melhoria do atendimento a gestantes e bebês com microcefalia e suas famílias nas regiões mais afetadas no País. Além da capital do Mato Grosso, as oficinas acontecerão em outras cinco cidades: Recife (PE), Salvador (BA), Araguaína (TO), Campina Grande (PB) e Juiz de Fora (MG).

O projeto é fruto de uma parceria da Johnson & Johnson com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e o IPADS (Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social), que trabalharam juntos de forma colaborativa para desenvolver uma capacitação em linha com as políticas, protocolos e programas do Ministério da Saúde e do SUS.

A capacitação em Cuiabá tem como objetivo capacitar 150 trabalhadores da saúde da região. Estes atuarão como multiplicadores do conhecimento gerado pelo ZIKALAB para outros profissionais da rede de saúde de diversos municípios do estado. O curso tem duração de 60 horas e prevê aulas expositivas aliadas a atividades práticas nos serviços de saúde de modo a estimular o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Haverá ainda a discussão de casos, com a revisão das mais importantes e recentes pesquisas publicadas sobre o tema.

Todos os participantes do projeto receberão o manual técnico de Capacitação do ZIKALAB, que conta com o endosso da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses (SBDA). Todos também serão cadastrados no ZikaZap, um canal expresso de comunicação para permitirá a troca de conhecimento entre os polos de formação, assim como o acesso a todo material gerado nas capacitações.

Mesa de abertura do curso terá presença de autoridades locais

O lançamento do ZIKALAB em Cuiabá, que acontece no Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura - Faculdade ICEC, contará com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Ary Soares de Souza Junior e do secretário ajunto, Daoud MohdK Hamis Jaber Abdalah, além da Presidente do COSEMS/MT, Silvia Regina Cremonez Sirena e das diretoras de atenção primária e secundária e ainda de Vigilância em Saúde.

SOBRE A JOHNSON & JOHNSON

Cuidar do mundo, uma pessoa de cada vez ... é o que inspira e une a equipe da Johnson & Johnson. Nós investimos em pesquisa e ciência - desenvolvendo ideias inovadoras, produtos e serviços para o avanço da saúde e do bem-estar da população. Nossos cerca de 126.500 funcionários em mais de 250 empresas Johnson & Johnson trabalham com parceiros na área de cuidados com a saúde para tocar a vida de mais de um bilhão de pessoas todos os dias, em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.