quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Agentes de saúde intensificam combate à dengue em bairros da Capital Campo Grande



Fonte:http://www.msnoticias.com.br/

Por: Jhoseff Bulhões, com assessoria

Em Campo Grande a dengue é combatida pela Coordenadoria de Controle de Endemias Vetorias (CCEV), com visitas quinzenais e bimestrais pelos agentes de saúde. A mobilização com a participação da comunidade, bloqueia os casos de dengue com borrifação utilizando bombas costais, borrifação de inseticida, recolhimentos de pneus, trabalho educativo nas escolas. Todas essas ações estão voltadas para combater o vetor Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikunguya e do zika vírus.

O diretor do CCEV, Alcides Ferreira informa que para fazer todo serviço estão trabalhando no setor mais de 500 profissionais da saúde que dividem as funções como: visitadores, supervisores, borrifadores, técnicos e um fiscal sanitário. “Fazemos visitas constantes aos imóveis (residências, comércios, terrenos baldios, pontos estratégicos e outros imóveis) para tratamento focal com larvicida, controle mecânico de criadouros e educação em saúde pelos Agentes de Saúde e de Combate as Endemias, visitadores e supervisores”.
Alcides Ferreira reforça que são feitas visitas quinzenais aos pontos estratégicos como: borracharias, ferro velhos, oficinas, cemitérios para inspeção, controle mecânico de criadouros, tratamento focal com larvicida e perifocal com inseticida e educação em saúde para controle do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus, são importante no controle e combate à dengue. “A mobilização comunitária também traz resultados positivos no combate à dengue, bem como o trabalho educativo nas Escolas, empresas, associações de moradores e as palestras com exposições de estandes educativos. Usamos todos os mecanismos para combater a dengue”, explica Alcides.
Para o Secretário Municipal de Saúde Ivandro Fonseca a realização do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa, é uma estratégia importante para combater a dengue. “As reuniões do Comitê Municipal de mobilização contra a dengue com a participação das entidades governamentais, entidades privadas, Conselho Municipal de Saúde, Ongs e Entidades Filantrópicas são fundamentais no combate à dengue”, destaca o secretário.
Outra novidade implantada pelo CCEV são contêineres em parceria com a Empresa Ecopneus para recebimento de pneumáticos, em três bairros de Campo Grande: Rua Taquari, nº 534, antigo Empório Santo Antonio – Santo Antonio; Rua Graciliano Ramos esquina com Avenida Norte Sul – Associação Dignidade e Vida – Aero Rancho; Rua Agronômica, nº 220 – Bairro Santo Eugênio – Universitário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.

Publicidade