sexta-feira, 11 de novembro de 2016

SALVADOR: Rede municipal de saúde começa a implantar prontuário eletrônico

Unidade de Saúde da Família da Federação será a primeira a ter mudança no sistema

Resultado de imagem para imagens prontuario eletronico sus
Uma ficha eletrônica contendo todos os seus dados, desde o nascimento, passando por vacinas e todos os exames que sejam realizados durante toda a sua vida enquanto paciente. É isso que propõe o prontuário eletrônico que começará a ser implantado na rede municipal de saúde em Salvador, começando pela Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro da Federação, reinaugurada nesta sexta-feira (11).

“Vamos fazer um cadastro do paciente, de forma a evitar um excesso de documentação, e ter um maior controle de doenças e agravos, para que os profissionais possam rapidamente perceber na rede os pacientes que precisam de maior atenção. O prontuário vai estar disponível para toda a rede, inclusive de vigilância à saúde”, explicou o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues. 
O primeiro distrito que vai ter o prontuário eletrônico implantado é o Barra/Rio Vermelho, que engloba 22 unidades de saúde, entre UPAs, USFs e outros postos médicos. De acordo com o secretário, a escolha aconteceu por causa da conectividade que já existe entre essas unidades. “Começa na unidade da Federação, depois para todo o distrito sanitário Barra/Rio Vermelho, porque é um distrito que já tem um modelo de gestão implantado, desde relógio de ponto até agenda médica. Depois vai ser implantado gradativamente em outros distritos”, explicou.
Ainda segundo o secretário, algumas áreas da cidade não têm sinal de internet, o que dificulta a informatização dos serviços. A expectativa é de que pelo menos em seis meses todo o distrito tenha o prontuário eletrônico, assim como aconteceu com o ponto biométrico para os funcionários.
O novo sistema vai permitir que seja constatado quando uma grávida faltar a uma consulta pré-natal, por exemplo. “Vamos ter um equipamento no consultório do médico e outro no consultório da enfermeira, e isso permite que se a paciente não vier na consulta de pré-natal daquele mês, por exemplo, possa ser chamada, ou ir até ela”, detalhou.
Para o prefeito ACM Neto, essa nova ação mostra um caminho de modernidade na rede municipal. “É um sinal do que pretendemos para o futuro para a rede (de saúde) de nossa cidade. Com isso, além de intensificar e modernizar o serviço pra facilitar a vida do profissional e sobretudo do paciente, nos ajuda a organizar melhor a rede, a ter um cadastro mais eficiente”, afirmou o prefeito.
Reforma
A USF da Federação passou por uma reforma que durou 60 dias, que proporcionou uma ampliação do atendimento. A unidade conta agora com 4 consultórios odontológicos, 8 consultórios médicos (sendo dois para atendimento ginecológico), sala de vacina, sala de procedimento e sala de curativos. A capacidade é de 300 atendimentos por dia e cerca de 20 mil pessoas estão cadastradas na Estratégia de Saúde à Família.
Segundo a gerente da unidade, Roberta Bullos, a ampliação da estrutura possibilita que as equipes de atendimento sejam completas. “Antes não tínhamos consultórios odontológicos suficientes para ter equipes completas de USF”, explicou. Ao todo, são 59 profissionais que atuam no posto, incluindo os agentes comunitários, responsáveis por fazer visitas domiciliares aos pacientes.
Como é uma USF, a unidade atende prioritariamente aos moradores da Federação, mas também atende demandas externas, como vacinas e curativos. Com a inauguração dessa unidade, o distrito Barra/Rio Vermelho tem todos os postos reformados. A previsão é que até o final do ano, outras quatro unidades sejam entregues pela prefeitura


Fonte: http://www.correio24horas.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.