quinta-feira, 27 de abril de 2017

Saneamento Básico é tema de palestras para estudantes e agentes de saúde e endemias em Diamantino

De acordo com a coordenadora da Escola Municipal Castorina Mendes, Noranei Ferreira de Almeida, a mensagem abordada na palestra contribui positivamente para a formação de jovens mais conscientes


Os benefícios do saneamento básico e a importância da preservação ambiental foram temas de palestras para os alunos e professores da Escola Municipal Castorina Mendes e Escola de Educação Infantil Crescer, na última semana. A atividade faz parte dos programas socioambientais Saúde Nota 10 e Sanear é Viver, desenvolvida pela Águas de Diamantino em parceria com a Assessoria de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação.

As palestras atenderam cerca de 530 estudantes e é apenas uma das etapas do Programa Saúde Nota 10, que inclui também a realização de um concurso cultural, que premiará os alunos que produzirem os melhores desenhos, frases e redações sobre o tema “Água e Esgoto Tratados: Saúde para todos”. No encerramento do programa, os autores dos melhores trabalhos serão premiados e as instituições também recebem um espetáculo teatral, que mostra de maneira divertida que atitudes simples podem contribuir para a preservação ambiental

De acordo com a coordenadora da Escola Municipal Castorina Mendes, Noranei Ferreira de Almeida, a mensagem abordada na palestra contribui positivamente para a formação de jovens mais conscientes. “Após as palestras, iniciamos atividades em sala e reforçamos a importância do saneamento básico em nossa cidade, tendo em vista que essas ações são importantes para o meio ambiente e o desenvolvimento do município”, destacou.

Para a diretora da Escola de Educação Infantil Crescer, Michele Perón de Lima, a atividade complementou o plano de ensino aplicado em sala de aula. “O conteúdo foi bem didático e atrativo, contribuindo para o aprendizado das crianças. É importante este trabalho de educação ambiental, pois os alunos estarão mais conscientes sobre o papel de cada um na preservação”, avaliou.

No programa Sanear é Viver, os docentes são convidados a desenvolver planos de aula sobre assuntos relacionados ao saneamento básico. Os melhores trabalhos com aplicabilidade em sala de aula receberão uma premiação.

PALESTRA ACS E ACE - A concessionária também levou informações sobre os serviços de água e esgoto para os agentes comunitários de saúde e endemias do município, no dia 20 de abril. O encontro, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, reuniu mais de 25 profissionais no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa foi conduzida pelos especialistas em saneamento da Águas de Diamantino, Murilo Formiga e Jefferson Lima, que abordaram temas como os benefícios da água e esgoto tratados, o papel dos hidrômetros nas residências, consumo consciente, os perigos da utilização de fontes alternativas, como poços domiciliares e a importância da limpeza periódica da caixa-d’água. Os agentes de saúde também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas a respeito das obras de ampliação da rede de esgotamento sanitário e o uso correto do serviço.

“Gostamos muito de participar da ação. Estes encontros são importantes para capacitar ainda mais os nossos agentes, já que realizam visitas domiciliares e podem tirar dúvidas da comunidade sobre os serviços oferecidos pela concessionária, além de levar orientações”, ressalta a coordenadora de Atenção Básica, Karina Teixeira Rocha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.