segunda-feira, 5 de junho de 2017

Vacina da gripe disponível para toda população em 14 estados e DF


A partir de hoje, 5, a vacina contra gripe oferecida gratuitamente pelo governo está liberada para toda a população, mas não em todos estados. Cada secretaria de saúde tem autonomia para decidir se libera ampliação da imunização gratuita para a população local.

A vacinação protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.


Liberaram a vacina: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Maranhão, além do Distrito Federal.

Já Alagoas, Amapá, Ceará, Pernambuco e São Paulo não irão liberar a imunização pelo Sistema Único de Saúde.

Ainda hoje deve haver definição sobre a liberação ou não da vacina para toda população nos estados do Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Tocantins, Minas Gerais, Paraíba e Rondônia, como informa o G1.







O Ministério da Saúde decidiu estender a vacinação a toda população na última sexta-feira, 2, devido à baixa adesão do público-alvo inicial.

O ministro Ricardo Barros afirma que a campanha (que vai até essa sexta feira, 9) não será mais prorrogada, já que o inverno está próximo e a vacina tem que ser tomada o quanto antes para que tenha efeito.

“Ainda há um estoque de 10 milhões de doses. Até o momento, 76,7% do público-alvo foi vacinado. Em todo o país, apenas o Amapá atingiu a meta”, segundo o Portal da Saúde. A intenção é imunizar pelo menos 90% da população dos grupos de risco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.