quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Médicas explicam importância do aleitamento materno para saúde do bebê e da mãe

No mês do "Aleitamento Materno", profissionais da saúde pública recebem orientação para intensificação da campanha em Três Lagoas

Fonte: https://www.jpnews.com.br

As médicas Ana Karina Figueiredo, endocrinologista infantil, e pela odontopediatra, Karina Dias Monteiro de Campos, ministraram nesta quarta-feira (23), no recinto do Plenarinho da Câmara Municipal, uma palestra sobre a importância que a amamentação tem tanto na saúde do bebê quanto na da mãe. A palestra foi direcionada aos profissionais das unidades de saúde de Três Lagoas. No mês do "Aleitamento Materno", a iniciativa teve por objetivo promover a capacitação e a conscientização sobre a importância do aleitamento materno para crescimento saudável do bebê e para a saúde da mãe.

“O mês de agosto vem sendo transformado no Mês do Aleitamento Materno. Por isso, intensificamos a campanha, que deverá ser multiplicada pelos Agentes de Saúde, enfermeiras e enfermeiros, médicos e médicas e todos os que trabalham direta ou indiretamente com a saúde da criança e das mães que amamentam”, explicou Carolina.

No dia 8 de março de 2017, no Dia Internacional da Mulher, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3542/15, instituindo agosto como “o Mês do Aleitamento Materno - Agosto Dourado”. A matéria foi também aprovado em Plenário pelo Senado da República.

















De acordo com o texto da Lei, no mês de agosto, deverão ser intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como realização de palestras e eventos, entre outros.

Benefícios

“São inúmeros os benefícios do aleitamento materno”, expôs a médica endocrinologista infantil, ao falar da “responsabilidade do desenvolvimento de ações para desmistificar os muitos e variados preconceitos que existem sobre a amamentação”.

Entre os benefícios para a mulher que amamenta estão: o estímulo ao vínculo efetivo entre a mãe e o bebê; contribui para a recuperação do útero, diminuindo riscos de anemia e hemorragia; ajuda a reduzir o peso e a minimizar o risco de desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes.

Para o bebê, além de ser de fácil digestão, o leite humano provoca menos cólicas e a sucção colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração, protegendo a criança contra doenças como anemia, alergias, infecções, obesidade e intolerância ao glúten.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.