sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Rede municipal de Saúde em Araxá terá prontuário eletrônico

Novo sistema pretende gerar melhor controle e otimização de recursos, além de minimizar custos.

Uma das principais melhorias com a informatização será a integração da rede de atendimentos (Foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação )
Por G1 Triângulo Mineiro

A Prefeitura de Araxá, cidade na região Alto Paranaíba, iniciou nesta semana a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal de saúde. Ao todo, 170 computadores vão informatizar as 16 unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs); as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Unisa, Unisul, Uninorte e Unileste; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que deve ser inaugurada em outubro; e uma equipe de agentes comunitários de saúde.

O objetivo é promover a informatização de todas as unidades municipais de saúde através de prontuário eletrônico, com integração a nível nacional. Conforme informações da assessoria da Prefeitura, o novo sistema também vai possibilitar melhor controle para otimizar recursos e minimizar os custos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alonso Garcia, o prontuário eletrônico será totalmente integrado. “A vantagem é que um paciente poderá consultar em qualquer parte do país o seu prontuário, os diagnósticos e o que já foi feito. Isso facilita na condução dos casos clínicos com maior resolução dos problemas. A implantação desse sistema é algo gradual, mas já funciona em caráter experimental na ESF do bairro São Pedro. Chegaram novos computadores para continuar a implantação. No final do ano passado tivemos um treinamento e agora uma equipe dará todas as instruções de uso e utilização dos prontuários”, detalhou.

















Referência técnica em Saúde Básica, a enfermeira Daniela Neves explicou que a informatização será iniciada nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e, posteriormente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ela considera que uma das principais melhorias com a informatização será a integração da rede de atendimentos.

“O município pode trabalhar os dados através de relatórios que são gerados. Através do prontuário eletrônico, os atendimentos serão facilitados com uma linguagem única dos profissionais e contribuirá para a padronização geral das redes. Teremos mais controle no estoque interno e na agenda do paciente. A informatização vem para somar muito à atenção básica”, concluiu Daniela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.