sexta-feira, 6 de abril de 2018

Saúde promove curso de capacitação a agentes de saúde de Palmas


As palestras são periódicas e buscam desenvolver ações de
 prevenção e promoção à saúde (Foto: Assessoria)
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria de Saúde promoveu, na última semana de março, mais uma etapa da capacitação em período integral para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) de Palmas, no Sudoeste do Paraná. O curso, no Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori, teve como tema a “Saúde da criança e do adolescente”.

As palestras são periódicas e buscam desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde. “Através deste acompanhamento, temos condições de prevenir as crianças e os adolescentes, conseguindo assim reduzir o índice de mortalidade infantil, que hoje é preocupante em Palmas”, disse o secretário de Saúde, Marcelo Zwicker.


De acordo com o prefeito Kosmos Nicolaou, manter esta proximidade das crianças e adolescentes é uma das prioridades no trabalho do Agente Comunitário de Saúde. “Precisamos desenvolver sempre estas ações, pois as ACSs têm um papel fundamental no processo de prevenção”, disse.



















Nesta etapa, o evento contou com vários profissionais na área da saúde. As palestras iniciaram no período da manhã, com a pediatra Carla Matiuzzi, que abordou os primeiros cuidados após o nascimento até um ano de vida da criança. Rubia da Cruz, que é fisioterapeuta, explanou sobre desenvolvimento neuropsicomotor.

No período da tarde, as palestras ficaram por conta das profissionais na área de alimentação e psicologia. A nutricionista Aline Tonial falou sobre a introdução da alimentação complementar. Logo após, a capacitação ficou por conta da psicóloga Jully Francielli Cesca, que abordou o tema “Adolescência e as mudanças emocionais”.

O evento também contou com a presença da acadêmica de enfermagem Suelen Moras, que trabalhou com as agentes sobre “Mudanças corporais na adolescência e DSTs”. A próxima fase da capacitação será no mês de maio, com assuntos relacionados à saúde da mulher.


Fonte: https://www.diariodosudoeste.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.