sexta-feira, 25 de maio de 2018

Agentes comunitários de saúde recebem capacitação sobre uso racional de medicamentos

O treinamento encerrou nesta sexta-feira (25), com uma aula prática no laboratório de farmacotécnica da Ufopa.

Aula prática sobre uso racional de medicamento (Foto: Bruna Jaqueline Nobre/ G1)
Aula prática sobre uso racional de medicamento
(Foto: Bruna Jaqueline Nobre/ G1)
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) que atuam nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Santarém, oeste do Pará, participaram durante o mês de maio de um conjunto de capacitações sobre o uso racional de medicamentos. O treinamento encerrou nesta sexta-feira (25), com uma aula prática no laboratório de farmacotécnica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), onde os ACS's aprenderam a manipular alguns medicamentos.

Segundo o coordenador do projeto e farmacêutico do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Matheus Malveira Vaz, as capacitações foram direcionadas para os agentes porque eles que estão na área de apoio do núcleo da família e podem contribuir com a educação do uso correto de medicamentos.




















“É comum as pessoas fazerem uso de medicamento por conta própria, cortar medicamento, ingeri-lo com outro líquido diverso da água, e a partir do momento em que o agente consegue entender os riscos dessas práticas, eles podem contribuir com mais propriedade para a promoção do uso de medicamento de forma racional”, disse.

Matheus disse ainda que durante as visitas, os agentes estarão repassando aos pacientes, assuntos como a forma adequada de armazenar o medicamento em casa, seguir a prescrição médica entre outras orientações que receberam ao longo do curso.

Graça Monteiro já é agente de saúde há quatro anos no bairro do Diamantino, e para ela, o curso trouxe muitas novidades que pretende repassar aos usuários do SUS durante as visitas. “Vamos repassar essas informações para os nossos usuários para que eles façam uso da medicação de forma correta”, contou.

Capacitação

Por todo o mês de maio, os 20 agentes participaram de atividades teóricas e práticas no sentido de favorecer a compreensão acerca do medicamento e de sua correta utilização. Os debates envolveram temas como os riscos da automedicação; armazenamento correto; aulas teóricas e práticas de química básica, com a preparação do soro caseiro e os cuidados a serem tomados; administração correta de medicamentos, dosagens, manipulação, dentre outros.

O treinamento faz referência ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos comemorado no dia 5 de maio.


Por G1 Santarém, PA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.