segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Manicoré recebe sistema de prontuário eletrônico para atender pacientes em comunidades, no AM

Pacientes atendidos em casa por agentes comunitários terão prontuário anexado em sistema eletrônico.

Manicoré está com sistema de saúde 100% digitalizado — Foto: Walter Júnior/Rede Amazônica
Manicoré está com sistema de saúde 100% digitalizado —
 Foto: Walter Júnior/Rede Amazônica
Por G1 AM

O município de Manicoré, a 618 km de Manaus, teve o sistema de saúde municipal digitalizado com o objetivo de facilitar o atendimento aos usuários. Todo o levantamento feito com pacientes por agentes comunitários deve, a partir de agora, ser cadastrado em um sistema, chamado Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).


O sistema dá mobilidade à demanda de atenção básica. A saúde sistematizada em Manicoré começa com as coletas para exames laboratoriais. Após as coletas, os recipientes são devidamente identificados, conferidos e levados para sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), em um carro próprio, ao Hospital Regional Dr. Hamilton Maia Cidade, onde são realizados os exames.

Após esse procedimento, o hospital devolve os resultados dos exames para as Unidades de Saúde. No entanto, alguns usuários não têm como chegar às unidades básicas devido suas limitações. Nesses casos, os profissionais das UBSs vão até os pacientes.


Continua após a publicidade...

















Os agentes comunitários, antes de irem a campo, checam seus equipamentos e são orientados. Logo depois, seguem para suas áreas de cobertura. Na casa do paciente é feito o levantamento das informações, que são armazenadas em um tablet.

Ao retornar para suas bases, os agentes sincronizam as informações e automaticamente vai direto para o sistema da Secretaria de Saúde de Manicoré e para o Ministério da Saúde, em Brasília.

A partir do prontuário eletrônico, o usuário passa a ser identificado desde a recepção no consultório médico, o que tem facilitado o atendimento, incluindo os exames laboratoriais.


Ajude-nos a manter este SITE e projeto, fazendo uma doação via PAYPAL ou PAGSEGURO
                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.

Publicidade