terça-feira, 9 de julho de 2019

Secretaria de Saúde pede afastamento de agente de saúde suspeito de jogar soda cáustica em ex


Informações sobre o paradeiro do suspeito podem ser repassadas ao Disque-Denúncia pelo (81) 3421-9595. Fotos: Cortesia WhatsApp/Reprodução.
Informações sobre o paradeiro do suspeito
podem ser repassadas ao Disque-Denúncia
pelo (81) 3421-9595. Fotos: Cortesia
WhatsApp/Reprodução.
Por: Diario de Pernambuco

Suspeito de jogar soda cáustica na ex-companheira, o agente comunitário de saúde do Recife William César dos Santos Júnior, 27 anos, continua foragido. Nesta segunda-feira (8), a Secretaria de Saúde do Recife informou que pediu o afastamento imediato do servidor. A vítima, a atendente de lanchonete Mayara Estefanny Araújo, 19, continua internada em estado grave no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. Ela sofreu queimaduras em mais de um terço do corpo.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Recife informou que, "diante das graves notícias envolvendo um servidor da Secretaria, deu início ao processo para abertura de inquérito administrativo e pedido de afastamento imediato, conforme previsto no Estatuto do Servidor do Recife". Segundo o órgão, o agente comunitário de saúde ingressou na Prefeitura do Recife por meio de concurso público, sem qualquer registro na certidão de antecedentes criminais apresentada no ato de posse. "Durante o período como servidor, não houve registro negativo na sua ficha funcional", pontuou.

Mayara teria sido atacada por William e um amigo dele com soda cáustica na noite da quinta-feira (4), no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. Nesta segunda, o HR informou que ainda é considerado grave o estado de saúde dela, que estava internava na Unidade de Tratamento de Queimados. Nesse domingo, ela foi encaminhada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo informações da assessoria de comunicação do HR, Mayara foi atingida no rosto, braços e tórax e continua entubada.




















A família da vítima disse que ela trabalha como atendente de lanchonete, estava separada há cerca de três meses do agressor e ele não aceitava o fim do relacionamento. Ela foi surpreendida pelos dois homens quando voltava para casa após o expediente, em Nova Descoberta. O casal viveu junto durante quatro anos e tem um filho de 2 anos. De acordo com familiares, ela sofreu violência doméstica durante todo o relacionamento.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que continua realizando diligências para localizar e punir o autor do crime. "Depoimentos, coleta de provas e diligências estão sendo conduzidos pela polícia, visando a localização e punição do autor na forma da lei. Quem praticou esse crime bárbaro não ficará impune. Neste momento, mais detalhes não serão fornecidos, até que os agentes públicos avancem nas investigações", ressaltou a Polícia.

Na última sexta-feira (6), a 1ª Delegacia Especializada da Mulher (Deam), em Santo Amaro, prendeu em flagrante Paulo Henrique Vieira dos Santos pelos crimes de lesão corporal grave e resistência relacionados à grave violência sofrida por Mayara. Ele é suspeito de ter ajudado o ex-companheiro da vítima a jogar o produto no rosto da jovem. Paulo foi encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Nesta segunda, questionada sobre o andamento das investigações, a Polícia Civil informou que "se pronunciará em momento oportuno". Informações sobre William César podem ser repassadas ao Disque-Denúncia pelos telefones (81) 3421-9595 (Recife) ou (81) 3719-4545 (interior), com garantia de anonimato.

Queimaduras

A soda cáusica não é um ácido, mas uma base forte. Em casos de queimaduras, as orientações médicas são irrigar a área atingida com água limpa corrente (20 minutos em água contínua) e levar a vítima imediatamente ao hospital. A substância é geralmente usada para desentupir pias. É ainda um importante ingrediente para a fabricação de sabão. Quando manuseada de maneira incorreta, pode ser fatal para a pele e ao organismo. O produto químico é registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um "saneante corrosivo".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.