terça-feira, 20 de agosto de 2019

Mamilo de Ouro e mamaço: evento em Olinda debate importância da amamentação

Destaque do dia é a entrega do prêmio 'Mamilo de Ouro' para a mãe que mais amamentou nos últimos seis meses


Íris Carolina, 31, mãe e ganhadora do "Mamilo de Ouro"
ris Carolina, 31, mãe e ganhadora do "Mamilo de Ouro"
Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Agosto Dourado é o nome dado à campanha que debate a importância da amamentação para a mãe e o bebê nos primeiros seis meses após o parto. Nesta terça-feira (20), um evento na Unidade de Saúde da Família de Peixinhos, em Olinda, discute o tema com palestras e orientações. O destaque do dia é a entrega do prêmio “Mamilo de Ouro” para a mãe que mais amamentou nos últimos seis meses. É também uma oportunidade para várias mães compartilharem experiências enquanto amamentam simultaneamente - encontro denominado “mamaço”.

Em clima de descontração, médicos, nutricionistas e agentes de saúde orientam as mães da comunidade de Peixinhos e quebram os mitos existentes sobre a amamentação. Para o gerente da unidade, Vagner Belmont, esse tipo de contato com as mães aumenta a adesão da amamentação exclusiva entre elas. “Tem mãe que pensa que o leite é fraco, diz que não tem leite o suficiente... Hoje a gente quebra esses tabus nas palestras e vai aumentando a adesão ao leite materno exclusivo”, explica.

Mamilo de ouro
A Unidade de Saúde da Família de Peixinhos foi premiada em 2018, pela Secretária de Saúde de Olinda, como a unidade de saúde do município que mais promoveu ações do Agosto Dourado. Neste ano, a USF quer continuar sendo reconhecida. Por esse motivo, Vagner diz ter encabeçado alguns diferenciais da ação neste ano, como o prêmio Mamilo de Ouro. “Se o leite materno é o melhor leite, ele vale ouro, então nada melhor do que a gente colocar o mamilo de ouro para representar”, afirma. Na ocasião, duas mães que frequentam a unidade receberam o prêmio.

Feito de papel machê e coberto com tinta dourada e glitter, os troféus do prêmio são simples, mas o seu significado é abrangente. Para Íris Carolina, 31, mãe e ganhadora do prêmio, é gratificante ser reconhecida pelo esforço. “O meu acompanhamento pré-natal foi desde o início até agora, participei de palestras toda sexta-feira”, conta. A filha de Íris, Winnie, tem apenas 17 dias de vida; ainda assim, a mãe ganha o prêmio pelo acompanhamento assíduo nas atividades pré-natais na USF de peixinho.

Íris conta que desde sua última gravidez, há 8 anos, aprendeu muito, inclusive com o auxílio da unidade de saúde. “Quando tive minha primeira filha, tive depressão pós-parto, então eu não tinha anseio de estar sempre acompanhando, e hoje eu tenho, sei que sou uma boa mãe”, diz. Para ela, a homenagem é para todas as mães que se esforçam. “Estou muito feliz por ser homenageada, não estou representando só eu, mas todas as mães que amamentam”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.