sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Agentes de saúde da região do Tapajós e Arapiuns recebem capacitação em diagnósticos cirúrgicos

Hérnia e catarata estão entre as doenças estudadas durante o curso.
Agentes de saúde durante capacitação.  — Foto: Ascom HRBA/Divulgação
Agentes de saúde durante capacitação. —
Foto: Ascom HRBA/Divulgação
Por G1 Santarém — Pará

Agentes comunitários de saúde das regiões do Tapajós e Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará, participaram de capacitação voltada para diagnósticos cirúrgicos de pacientes com hérnia e catarata, na quinta-feira (5). A preparação é importante para que os casos confirmados nas comunidades possam ser encaminhados para a próxima jornada de cirurgias realizadas pela Associação Expedicionários da Saúde.

Durante o curso os agentes aprenderam a diagnosticar os
sintomas das doenças e de como encaminhar os pacientes para os procedimentos cirúrgicos. A capacitação também vai auxiliar os agentes de saúde a se familiarizarem com os procedimentos que devem ser realizados.

A associação Expedicionários da saúde (EDS) é uma organização brasileira sem fins lucrativos formada por um grupo de médicos voluntários em 2003. Eles levam procedimentos médicos às comunidades ribeirinhas mais afastadas, com ênfase em cirurgias. O programa “Operando a Amazônia” é realizado três vezes por ano e tem como objetivo poupar os moradores dessas regiões de deslocamento a centros urbanos e custo. A jornada da EDS deste ano será em dezembro.

Além das cirurgias oftalmológicas, o programa também realiza cirurgias ortopédicas e ginecológicas de média complexidade. Consultas e atendimentos também estão incluídos na jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.