sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemia tomam posse

 Contratados receberam kits para o trabalho

 Ao todo, 117 profissionais vão atuar na Atenção Primária e na Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde de Mariana

 

A Prefeitura de Mariana realizou na última quarta-feira (16), no Centro de Convenções, a recepção dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemia (ACE), aprovados no processo seletivo do edital nº 16/2021. Durante o encontro os profissionais receberam kits com os uniformes e as orientações de cada cargo.

Ao todo, 117 profissionais tomaram posse e vão atuar na Atenção Primária e da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, auxiliando nas ações de combate à Dengue no município e evitando a propagação de endemias. De acordo com a prefeitura "a equipe poderá atuar em diversas frentes no município e são essenciais no desenvolvimento dos trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde".

Mariana está em alerta devido aos altos índices no último relatório do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) - dados que medem a média de infestação do mosquito na região. A contração imediata dos 36 ACE's é uma resposta estratégica da atual administração pública no combate à Dengue e demais programas de prevenção de doenças e agravos à população.

Já os 81 ACS's, atuarão diretamente nas Unidades Básicas de Saúde e auxiliarão na promoção, proteção e prevenção da saúde, acompanhando as famílias da comunidade marianense e orientando sobre as formas de acesso ao Sistema Único de Saúde, seguindo a Política Nacional de Atenção Básica.

Taciana Papa, participou do acolhimento e contou suas expectativas, “fui selecionada no processo seletivo para ocupar a vaga de Agente Comunitário de Saúde, estou muito feliz com essa oportunidade de poder contribuir para prevenção e promoção da saúde de Mariana. Tenho certeza que faremos um ótimo trabalho junto de toda equipe", afirma. 

 

Fonte:  https://mariana.portaldacidade.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.